Game rules

1. Regras da Competição

A TeamFight Tactics FFA Open Cup Portugal é uma competição que decorrerá duas vezes por mês. Cada competição terá três dias pelos quais as rondas serão distribuídas.

1.1. Formato do torneio

1.1.1. Open Cup

  • Formato: FFA
  • Número de Rondas: min. 2 rondas (Varia consoante o número de inscrições)
  • Seeds: Aleatórias a cada ronda
  • Modo: Todas as Rondas são jogadas à Melhor de Duas partidas à exceção da Final que é jogada à Melhor de Três
    • Modo de Jogo
      • TEAMFIGHT TACTICS (Normal)
  • Configuração da Sala: Privada

1.2 FFA (Free For All)

O formato FFA ou Free For All consiste num sistema de grupos, pontos e rondas. Com base no número de inscritos, a administração irá criar o número de grupos necessários para que até 8 jogadores pertençam a um grupo. Os pontos são atribuídos com base na classificação dentro do jogo, estes são necessários quando queremos saber quem seguirá à próxima fase e quem será eliminado. O número de rondas também é calculado com base no número de inscritos, para que a competição finalize apenas com os top 8 jogadores na final.

1.2.1 Qualificados para a ronda seguinte

Os 4 jogadores melhor classificados de cada grupo, passam à ronda seguinte, sendo que os restantes jogadores são eliminados na ronda em questão.

1.3. Modos de Jogo

1.3.1. Melhor de Dois (Bo2)

Duas partidas são jogadas neste modo.

1.3.2. Melhor de Três (Bo3)

Três partidas são jogadas neste modo.

1.4. Sistema de Pontos

Para uma determinada ronda, os jogadores receberão/acumularão pontos de acordo com a sua classificação final na partida. O sistema de pontos está visível na página de cada partida, a tabela com a informação do número de pontos encontra-se abaixo e nas Regras Rápidas, presentes na página principal da competição.

Posição Pontos
medal_gold_3.png1 20
medal_silver_3.png2 15
medal_bronze_3.png3 10
medal_grey.png4 8
medal_grey.png 5 6
medal_grey.png6 4
medal_grey.png7 2
medal_grey.png8 1

1.5. Rondas

O número de rondas proposto poderá variar dependendo do número de participantes. No final das mesmas, os jogadores deverão enviar as capturas de tela dos jogos para que o resultado seja aceite pela administração do torneio. Caso haja empate na pontuação, no final das rondas, aplica-se o ponto seguinte.

1.6. Empates

Em caso de empate na pontuação, serão tomadas as seguinte medidas pela ordem estabelecida:
  • O jogador com a posição mais alta em qualquer dos 2 jogos, obterá a vitória.
  • O jogador com o melhor score total de vitórias/derrotas obtém a vitória.
  • O jogador com maior tempo combinado de sobrevivência obtém a vitória.
  • Se apesar de todos os pontos referidos anteriormente os jogadores continuem empatados, cada um deverá elegir um lado da moeda (cara ou coroa) e se procederá a realizar o lançamento de uma moeda (Flip) dentro do jogo.

2. Regras específicas

A menos que seja especificado de outra forma, em todas as nossas competições as regras da ladder também são válidas. Existem algumas regras especiais para os torneios:

2.1. Requisitos de Participação

Para participar nos torneios organizados pela ESL, deve preencher os seguintes requisitos:

  • Jogadores devem introduzir o ID do jogo de LoL Summoner Name (EU West);
  • Ter registo na plataforma ESL Play;
  • Se não preencher todos os requisitos acima mencionados, será considerado inelegível.

2.2. Conta de Jogo / Summoner Name

Todos os jogadores da ESL de TeamFight Tactics precisam de registar o Summoner Name mais recente do servidor onde será jogado o torneio. Um Summoner Name errado, inexistente ou desatualizado pode levar a (a) aviso, (b) 1-3 pontos de penalidade, dependendo do caso. Para casos como torneios ou Ladders, os jogadores não serão desqualificados por terem o seu Summoner Name errado, inexistente ou desatualizado, mas o jogador tem que atualizar este assim que for avisado. Um administrador da ESL tomará outras medidas caso haja outras suspeitas.

2.3. Servidor

Cliente e servidor: Todas as partidas têm que ser jogadas no servidor correspondente ao local onde a competição é organizada.

2.4. Preparação do Jogo

Evitem e, se for caso disso, resolvam quaisquer problemas que possam ocorrer até a partida começar. Problemas de conexão de rede ou problemas de hardware durante a partida podem resultar na desqualificação do participante pelos administradores da ESL.

  • Acordos entre jogadores devem ser apresentados nos comentários da partida;
  • Certifique-se que a partida é jogada sob as configurações corretas, por exemplo TeamFight Tactics (Normal).

2.5. Durante a partida

2.5.1. Desconexão de Jogador

Não são permitidas pausas devido a desconexões de jogadores. A partida poderá ser refeita no caso de todos os jogadores sofrerem do mesmo problema ou erro.

2.5.2. Pausa

É proibido o uso de pausas sem uma razão óbvia como a desconexão de um jogador.

2.5.3. Repetição da Partida

Se existir qualquer problema técnico e seja necessário que a partida seja repetida, por favor contacte um administrador através de um bilhete de suporte.

2.6. Depois da partida

2.6.1. Direito de escrever um bilhete de suporte ou apresentar queixa

Apenas os jogadores/equipas envolvidos na partida podem escrever um bilhete de suporte ou apresentar uma queixa (protesto). Os jogadores podem abrir um protesto até 72 horas após o início da partida.

2.6.2. Screenshot do Resultado

Todos os jogadores são responsáveis de carregar uma captura de tela do resultado final da partida no fim de cada jogo. No caso de existir um bilhete de protesto ou uma disputa depois do jogo, as capturas de tela podem e serão usados para resolver os problemas.

System rules

3. Regras do Torneio

3.1. Comunicação e suporte

Por favor, use o chat do jogo, localizado no canto inferior direito do ESL Play, ou envie um bilhete de suporte para qualquer pedido de assistência durante a competição.

3.2. Administradores

Todos os participantes devem seguir as decisões e regras dos organizadores, administradores e árbitros do torneio. Todas as decisões são finais, exceto nos casos em que a opção de recurso é claramente indicada. Conversas, sejam elas verbais ou escritas, entre organizadores, administradores ou árbitros, e outros participantes são confidenciais. Apresentá-las publicamente ou partilhar estas conversas com outras entidades é estritamente proibido, a não ser que lhe seja dada autorização por parte da ESL.

3.3. Resultados

Ambos os jogadores são responsáveis por inserir um resultado correto na página da ESL. Portanto, ambos os jogadores têm que fazer uma captura de tela no final da partida, onde podemos ver o resultado correto e, em seguida, enviá-lo para a página da ESL. Se tiver um conflito com o resultado da partida, por favor, abra um protesto. Ambos os jogadores podem ser desqualificados se não houver provas suficientes para declarar um vencedor.

3.4. Nickname e tag da equipa

Cada jogador tem que usar um nickname semelhante ao nickname inserido na folha de jogador ESL. Não tem permissão para alterar o seu nickname durante o torneio. Protestos ou bilhetes de suporte devido a uma violação desta regra serão rejeitados.

Se o trabalho de um administrador for dificultado por causa de nicknames e/ou tags de equipa adulterados, pontos de penalização podem ser atribuídos aos jogadores e equipas.

3.5. Número de jogadores

Uma partida só pode ser iniciada quando estiverem o número mínimo de jogadores disponíveis para a realizarem.

  • 1on1: só 1on1 é permitido.
  • 2on2: só 2on2 é permitido.
  • 3on3: só 3on3 é permitido.
  • 5on5: só 5on5 é permitido.

Apenas os jogadores que estavam na equipa antes da confirmação do jogo podem jogar na partida.

Esta regra refere-se apenas ao número de jogadores que devem estar disponíveis no início do jogo, não abrange, por exemplo, situações de desconexão durante a partida.

3.5.1. Roster

A equipa deve consistir em pelo menos um mínimo de jogadores necessários para participar na competição. As equipas só podem jogar com jogadores em que as suas contas de jogo estejam registadas na ESL. Todas as alterações na equipa devem ser feitas antes do início de uma competição. Jogar com jogadores diferentes e/ou membros não verificados resultará em penalizações. Importa referir que 60% do line-up deve ser constituído por jogadores com residência em Portugal (por exemplo, em competições de 5on5, 3 dos 5 jogadores devem residir em Portugal).

3.6. Check-in

Todos os jogadores que vão jogar a competição devem estar online e prontos para jogar. Os jogadores são obrigados a seguir o processo de inscrição no torneio e a fazer o check-in. A falta de check-in de um jogador levará à não participação no torneio.

3.7. Preparações para a partida

Por favor, resolva quaisquer problemas que possam ocorrer antes do início de uma partida.

Os jogadores são responsáveis pelos próprios problemas técnicos, incluindo problemas de hardware, software e/ou Internet. As partidas não serão reagendadas devido a problemas técnicos e as partidas deverão ser jogadas.

Problemas de ligação ou de hardware durante um jogo podem levar à desqualificação do jogador por parte dos administradores da ESL.

3.8. Início de Partida

Para qualquer partida, assim que ambos os jogadores ou equipas estejam colocados na mesma ronda, a partida deve começar e é a partir deste momento que começa a contar o período para a falta de comparência. Isto significa: por exemplo, se ambos obterem vitórias por defeito na ronda anterior (pelo facto de não ter adversário ou por qualquer outra circunstância), a partida deve ser imediatamente realizada, independentemente dos detalhes que constam na página da partida (assim, a data que consta na página da partida é meramente indicativa).

3.9. Ficheiros da Partida

Todas as informações ou ficheiros da partida devem ser mantidas pelo menos 14 dias. Falsear ou manipular estes dados é proibido e resultará em penalizações severas. Os ficheiros da partida correspondentes devem ser renomeados claramente com base no que é apresentado.

Entende-se por ficheiros da partida todos os uploads, incluindo mas não limitado a: Capturas de Tela, Ficheiros do ESL Wire, demos, modelos e vídeos.

3.10. Desqualificação

Para minimizar os atrasos durante a competição, a ESL reserva-se o direito de desqualificar os jogadores ou equipas da competição. Tal só acontecerá nos casos em que um jogador/equipa não mostra nenhum esforço ou colaboração em realizar a partida. Em casos extremos, a desqualificação pode ocorrer a ambos os jogadores ou equipas de uma determinada partida. Se não se conseguir conectar ao servidor devido a problemas na conta do jogo, isso resultará em uma desqualificação.

4. Pontos de Penalidade

Em geral, um jogador e a equipa podem receber até 6 pontos de penalização por partida, a menos que uma única violação tenha uma punição maior. Uma equipa só é punida uma vez por violação, independentemente do número de jogadores. Quando um jogador ou equipa recebe pontos de penalização por várias violações, os pontos de penalização são somados. Existem diferentes períodos de expiração de pontos dependendo do valor recebido:

  • 1-2 pontos de penalização: 2 meses
  • 3-6 pontos de penalização: 3 meses
  • 7 pontos de penalização: 6 meses
  • 12 pontos de penalização: 2 anos

Além dos pontos de penalidade, os jogadores e equipas serão bloqueados quando obtiverem uma certa quantidade de pontos acumulados:

  • Após obter 4 pontos de penalidade: 1 semana de bloqueio
  • Após obter 8 pontos de penalidade: 2 semanas de bloqueio
  • Após obter 10 pontos de penalidade: 1 mês de bloqueio
Infração Número de Pontos de Penalidade
Geral
Falta de comparência Jogador: 2 | Equipa: 3
Rejeição de partida obrigatória Normal: 1 | Intenso (Top10): 2
Abortar partida Jogador: 2 | Equipa: 2
Utilização de jogador inelegível
Jogador inativo Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Jogador bloqueado Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Jogador não registado Jogador: 3 | Equipa: 3
ESL Premium em falta (quando obrigatório) Jogador: 3 | Equipa: 3
ESL Trusted em falta (quando obrigatório) Jogador: 3 | Equipa: 3
Ringer / Faker Jogador: 6 | Equipa: 6
Jogar com conta de jogo errada (1) Aviso | (2) Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Jogar sem conta de jogo registada (1) Aviso | (2) Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Comportamento antidesportivo
Contas múltiplas/falsas (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
País/nacionalidade falso(a) (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
Outras infrações Jogador: 1-4 | Equipa: 1-4
Resultado falso Jogador: 4 | Equipa: 4 e correção do resultado
Ficheiros de partida falsos Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Jogo falso Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Batota Jogador: 12 | Equipa: 6 e eliminação da partida
As partidas são apagadas se o jogador/equipa que cometerem as infrações não perderem a partida. Num torneio ou liga, é atribuída vitória por defeito em vez de se apagar a partida.

Copyright