Rules

play LoL 5on5 Lan Party Solidária IPCB Portugal

Last change: 03.12.2018 09:14

These are the rules for the LoL 5on5 Lan Party Solidária IPCB Portugal. We make every effort to ensure the rules are complete and up to date but this may not always be the case. You should also check the Info Page and News for additions, exceptions and modifications that may apply. The rules are a guideline and the decisions by admins may differ from them depending on the circumstances. If you have any questions about the rules, please write a support ticket.

1. Ficheiros da Partida

Todos os ficheiros da partida (screenshots, etc) têm que ser guardados pelo menos durante 14 dias. Regra geral, devem fazer upload dos ficheiros da partida para a página do respetivo jogo assim que possível. Falsificar ou manipular estes ficheiros é proibido e resulta em penalidades severas. Os ficheiros quando carregados devem ter um nome claro e explícito. Não é possível protestar ou escrever bilhetes de suporte com queixas acerca de nomes, exceto se estes tiverem o propósito explícito de ofender um jogador, equipa ou administrador.

1.1. Screenshots

1.1.1. Screenshot do Resultado

  • Apenas necessário para partidas sem Tournament Code;
  • É necessário tirar um screenshot ao resultado final de cada partida e fazer o upload para a página do jogo;
  • Manipular screenshots pode levar a pontos de penalização. (a) Aviso, (b) esconder champions, items ou estatísticas 1-2 pontos de penalidade, (c) falsificar os resultados de um jogo 4-6 pontos de penalização.

1.1.2. Screenshots em Falta

  • Não são necessário screeshots para partidas com Tournament Code obrigatório;
  • Se a partida tiver sido jogada sem o Tournament Code, um screenshot do resultado final da partida tem que ser apresentado;
  • A ausência de screenshot pode levar a pontos de penalização por cada equipa/jogador e jogo poderá ser eliminado. (a) Aviso; (b) 1 ponto de penalidade por cada equipa/jogador (em função do modo de jogo);
  • Um screenshot incompleto pode levar a um ponto de penalidade ou a um aviso por cada equipa/jogador.

2. Configurações

2.1. Tournament Code

O Tournament Code foi criado pela ESL em parceria com a Riot Games. Este automatiza os torneios da ESL, criando um lobby com as definições corretas para um jogo de torneio e carrega as estatísticas para os servidores da ESL. O Tournament Code é obrigatório em todas as competições da ESL, se for providenciado. Se ocorrer problemas inesperados é permitido a não utilização do Tournament Code. Não serão aceites queixas se uma partida começa a ser jogada sem o Tournament Code (acordo).

2.2. Servidor

Cliente e servidor: Todas as partidas têm que ser jogadas no servidor correspondente ao local onde a competição é organizada ou no Tournament Realm, se necessário.

3. Regras da Partida

3.1. Falta de comparência

Cada equipa ou jogador tem 15 minutos para comparecer na partida. Se estiverem apenas alguns membros em falta, um administrador da ESL pode facultar mais alguns minutos.

  • A falta de comparência num torneio motiva que equipa em causa perca o respetivo jogo.
  • A falta de comparência numa partida de ladder leva à eliminação da partida e a equipa em falta recebe pontos de penalidade.
  • Solicita-se que na folha de resultados seja introduzida informação relativa à falta de comparência do oponente e que se faça upload de um screenshot do lobby, criado com Tournament Code da partida. Tenha em consideração que é necessário ter um relógio oficial no screenshot. Ao escolher esta opção, os painéis de resultados restantes deverão estar a branco.

3.2. Modos de Jogo

3.2.1. Melhor de Um (BO1)

Para um Torneio ou Ladder, o participante com maior Rank ou com número de seed maior (isto é, para o exemplo de um torneio de 32 slots/participantes, a seed 1 é a maior e seed 32 a menor) decide se escolhe o 1º ban/pick ou não.

3.2.2. Melhor de Três (BO3)

Para um Torneio ou Ladder, o participante com maior Rank ou com número de seed menor decide se escolhe o 1º ban/pick ou não. Na segunda ronda, o participante que tem o 1ºban/pick será aquele que não o teve na primeira ronda. No caso de um empate (1:1), na terceira ronda, o participante que decide se quer ou não o 1º ban/pick será a equipa que teve a vitória mais rápida nas rondas anteriores.

3.3. Preparação do Jogo

Evitem e, se for caso disso, resolvam quaisquer problemas que possam ocorrer até a partida começar. Problemas de conexão de rede ou problemas de hardware durante a partida podem resultar na desqualificação do participante pelos administradores da ESL.

  • Acordos entre equipas/jogadores devem ser apresentados nos comentários da partida;
  • Certifique-se que a partida é jogada sob as configurações corretas, por exemplo Draft Mode e Mapa (caso a partida não seja jogada com Tournament Code);
  • Certifique-se que todos os jogadores estão autorizados a jogar. Em jogos de equipas, todos os jogadores devem estar inscritos nas suas respetivas equipas. Caso uma equipa utilize um jogador não registado (isto é, que jogue por esta mas que não participa em outras equipas dessa competição) pode, numa primeira fase, receber 3 pontos de penalidade (assim como o respetivo jogador) e recebe um aviso para corrigir o problema. Se no mesmo torneio repetir esta infração, a equipa é desqualificada;
  • A utilização de jogadores de uma outra equipa a participar na mesma competição (ringer) pode levar a (a) desqualificação, (b) 6 pontos de penalidade, (c) repetição do jogo (rematch), dependendo do caso.

3.3.1. Conta de Jogo / Summoner Name

Todos os jogadores da ESL de League of Legends precisam de registar o Summoner Name mais recente do servidor onde será jogado o torneio. Um Summoner Name errado, inexistente ou desatualizado pode levar a (a) aviso, (b) 1-3 pontos de penalidade, dependendo do caso. Para casos como torneios ou Ladders, os jogadores não serão desqualificados por terem o seu Summoner Name errado, inexistente ou desatualizado, mas o jogador tem que atualizar este assim que for avisado. Um administrador da ESL tomará outras medidas caso haja outras suspeitas.

3.3.2. Escolher o Organizador de Jogo

  • Deve-se utilizar sempre o Tournament Code para criar a partida;
  • Caso o Tournament Code não esteja disponível, ambas as equipas podem hospedar a partida. É necessário que se envie o nome da partida bem com a palavra-chave à equipa oponente, usando os comentários ou chat das partidas. Em caso de conflito, a equipa com seed/rank superior decide qual o lado que querem na partida. A equipa azul tem sempre o 1º ban/pick.

3.3.3. Champion Bans

  • Alguns torneios e ligas têm champion bans (verificar as regras específicas da competição). É expressamente proibido jogar com champions banidos.

3.3.4. Champion Picks

3.3.4.1. Draft

  • Cada equipa escolhe os champions antes da partida começar (verificar as regras específicas da competição). É expressamente proibido usar um champion diferente do escolhido durante o pick.

3.3.4.2. Random

  • Cada equipa joga com os champions selecionados aleatoriamente pelo jogo. É expressamente proibido usar um champion diferente do escolhido durante o pick.
  • É recomendado que cada equipa conserve uma screenshot dos champions selecionados aleatoriamente por partida.
  • Em caso de crash no champion selection, deve-se criar uma nova partida em modo “Blind Pick” e selecionar exatamente os mesmos champions que haviam saido no modo “Random”. É obrigatório contactar um admin no final da partida para dar conhecimento do sucedido.

3.3.5. Placeholders

Os “Placeholders” são permitidos. Caso pretenda utilizar esta faculdade terá de informar o seu oponente através de: a) Chat da ESL, b) Ingame chat antes do início da partida. Os “Placeholders” são utilizados quando um elemento de uma das equipas não tem o champion que outro jogador da sua equipa pretenda de forma a fazer troca. Desde que o oponente seja informado, o jogador deverá escolher um champion pouco utilizado e continuar a fase de "pick & bans". A melhor forma de evitar litígios é deixar o jogador com menos champions para "last pick" facilitando assim este procedimento, chegando à sua vez abandona o lobby e indica qual o champion que iria escolher. Quando terminada a fase de "pick & bans" deverá ser refeito o "lobby" iniciando de novo com as mesmas bans e escolhas de "champions" e substituindo o "placeholder" pelo "champion" pretendido.

3.3.5.1. Jogar sem o champion escolhido

Se uma das equipas começar o jogo com um champion que não tenha sido escolhido, a partida tem que ser recomeçada. Não é permitida a troca de champions neste processo. O começo da partida com um champion não escolhido pode levar a 2 pontos de penalização para a equipa.

3.3.6. Mudar de Jogador

  • Depois dos bans e da escolha dos champions, só é permitido a troca de jogadores se ambas as equipas concordarem;
  • Num jogo à melhor de três, é permitida a troca de lineup (jogadores) entre as rondas.

3.3.7. Lineup

Para partidas entre equipas, solicita-se a indicação dos jogadores que vão alinhar na partida (lineup). Os jogadores serão selecionados automaticamente para partidas jogadas com o Tournament Code.

3.3.7.1. Jogadores Estrangeiros

Uma equipa pode jogar no máximo com 40% do seu lineup composto por jogadores estrangeiros, isto é sem nacionalidade portuguesa (por exemplo, para partidas 5on5 são permitidos 2 jogadores estrangeiros e em partidas 3on3 é apenas permitido 1).

3.4. Durante a Partida

3.4.1. Número de Jogadores

Para partidas em mapas XonX, cada participante deve alinhar com X jogadores (por exemplo, em 3on3 cada equipa deve jogar com 3 e em 5on5 deve jogar com 5). Caso uma equipa não consiga alinhar com o número de jogadores indicado, é permitido a esta jogar com um elemento a menos se aceitar jogar nessa condição (por exemplo para 5on5, é possível jogar com alinhamentos 4on5). Caso ambas as equipas tenham um elemento a menos devem jogar (por exemplo para 5on5, é possível jogar com alinhamentos 4on4).

3.4.2. Desconexão de Jogador

Para partidas não jogadas em Tournament Draft Mode, o jogo continuará se um jogador se desconectar. Este tem que voltar o mais depressa possível e continuar a jogar.

3.4.3. Pausa

É proibido o uso de pausas sem uma razão óbvia como a desconexão de um jogador.

3.4.3.1. Draft

  • A pausa não pode durar mais de 10 minutos. Para casos de pausas superiores a 10 minutos, os oponentes ou um administrador da ESL tem que concordar. Caso já se saiba se a pausa vai ser superior a 10 minutos, um administrador tem que ser contactado 5 minutos após pausa para poder tomar decisões atempadamente, caso contrário a partida continuará;
  • É permitido o uso de pausa para a desconexão de jogadores;
  • Para outros casos, ambas as equipas tem que concordar em pausar a partida, recorrendo ao chat /all in-game;
  • Para continuar a partida ou para retomar o jogo de pausas superiores a 10 minutos e que não se tenha chegado a acordo é necessário a aprovação de ambas as equipas, recorrendo ao chat /all in-game;
  • O uso abusivo de pausas pode levar a desqualificação. Têm que ser tirados screenshots como prova e fazer upload na partida.

3.4.3.2. Random

  • Não existe o instrumento de pausa neste modo de jogo.

3.4.4. Repetição da Partida

As equipas podem concordar em recomeçar a partida caso considerem necessário, no sentido de tornar a partida justa e equilibrada ou para resolverem problemas técnicos.

3.4.5. Condições para Repetição da Partida

O recomeço da partida tem que ser com os mesmos champions e bans. Também não é permitido a alteração dos jogadores que alinham na partida; Caso seja impossível um jogador juntar-se após as escolhas dos champions devido a um bug, a partida tem que ser recomeçada desde que não tenha mais do que 1 minuto de jogo. É necessário um screenshot como prova do bug, carregado na partida.

3.4.6. Fim da Partida

A partida termina apenas se o nexus da equipa oponente for destruído ou se uma das equipas se tenha rendido.

3.5. Ações Ilegais

Qualquer ação que resulte em vantagens injustas são ilegais. Isto inclui abuso de bugs de qualquer género ou violações contra o código de Summoner.

3.6. Espetadores

Os espectadores no lobby são permitidos se ambas as equipas concordarem. Os administradores da ESL e as pessoas com permissões para assistir à partida (a definir por um administrador da ESL) são exceção a esta regra. As equipas não se podem recusar a convidar um caster oficial da ESL, se tal for explicitamente solicitado pelo administrador da ESL. As equipas só devem permitir espectadores de confiança. Não é permitido queixas relativamente a um determinado espectador após terminada a partida.

3.7. Casting

Casting só é permitido com o consentimento de um administrador da ESL. Para obter este acordo é necessário escrever um bilhete de suporte.

3.8. Streaming Pessoal

Streaming pessoal é sempre permitido desde que a ESL TV não esteja ativa para essa partida. Se a ESL TV estiver ativa para essa partida, Streaming pessoal não é permitida sem o consentimento de um administrador da ESL. A utilização indevida da Streaming pessoal pode levar a desqualificações da equipa ou pode levar à exclusão do “jogador stream” da competição. O streamer deve ter sempre um delay de 3 minutos na stream.

4. Pontos de Penalidade

Em geral, um jogador é inocente até se provar o contrário. Caso um jogador viole de forma inequívoca das regras, este será devidamente penalizado. Uma equipa pode receber 6 pontos de penalidade por partida, exceto se infringir uma regra com uma penalização superior. Uma equipa apenas pode ser penalizada uma vez por infração, independentemente de quantos membros da equipa infringiram essa regra na partida. Em função dos pontos de penalidade atribuídos por infração, a sua duração no perfil também varia:

  • 1-2 pontos de penalidade: 2 meses
  • 3-6 pontos de penalidade: 3 meses
  • 7 pontos de penalidade: 6 meses
  • 12 pontos de penalidade: 2 anos

Ao serem adicionados pontos de penalidade, jogadores e equipas podem ficar bloqueados quando acumulam uma determinada quantidade de pontos de penalidade:

  • Após acumular 4 pontos de penalidade: 1 semana de bloqueio
  • Após acumular 8 pontos de penalidade: 2 semana de bloqueio
  • Após acumular 10 pontos de penalidade: 1 mês de bloqueio
Infração Número de Pontos de Penalidade
Geral
Jogador não registado Jogador: 3 | Equipa: 3
Jogador inativo Jogador: 3 | Equipa: 3
Jogador bloqueado Jogador: 6 | Equipa: 6
Jogar sem conta de jogo registada Jogador: 2 | Equipa: 2
Partilha de conta de jogo Jogador: 2-4 | Equipa: 2-4
Contas múltiplas/falsas (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
Configurações
Manipulation of Media Player: 3 | Team: 3
Match Rules
ESL Premium em falta Jogador: 3 | Equipa: 3
ESL Trusted em falta Jogador: 3 | Equipa: 3
Falta de comparência Jogador: 3 | Equipa: 3
Ringer / Faker Jogador: 6 | Equipa: 6
Espetadores
Streaming pessoal sem delay (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
Coaching / Ajuda dos espetadores (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
In Game Rules
Insultos / Assédio Punição pela esquadra de Insultos
Abuso da Pausa (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
Abortar partida Jogador: 4 | Equipa: 4
Illegal actions
Outras infrações Jogador: 2-4 | Equipa: 2-4
País/nacionalidade falsa (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
Resultado falso Jogador: 4 | Equipa: 4
Ficheiros de partida falsos Jogador: 6 | Equipa: 6
Jogo falso Jogador: 6 | Equipa: 6
Batota Jogador: 12 | Equipa: 6