Rules

play LoL 5on5 Open Cup #144 Portugal

Last change: 19.04.2019 16:01

These are the rules for the LoL 5on5 Open Cup #144 Portugal. We make every effort to ensure the rules are complete and up to date but this may not always be the case. You should also check the Info Page and News for additions, exceptions and modifications that may apply. The rules are a guideline and the decisions by admins may differ from them depending on the circumstances. If you have any questions about the rules, please write a support ticket.

1. Geral

1.1. Acordos

Certos acordos entre os participantes são permitidos se não diferirem exageradamente das regras ESL.

Caso contrário, esses acordos não são válidos. Note que as regras ESL existem para garantir a transparência e justiça da competição e dos seus participantes. Não é possível apresentar queixa depois da partida, caso tenha sido estabelecido um acordo antes da partida e esse agora se torna desfavorável.

As regras que podem ser alteradas com os acordos estão explicitamente identificadas. As regras que não afirmam explicitamente gozar desta propriedade, em geral, não podem ser objeto de acordos.

Todos os acordos entre os participantes que vão além das regras ESL, devem ser apresentados nos comentários do jogo. O outro participante tem também de confirmar estas disposições nos comentários do jogo. Para evitar o abuso da função de edição, um terceiro comentário deve ser escrito.

Mantenha também capturas de tela e/ou arquivos de log dos seus acordos. Caso não cumpra estes requisitos, quaisquer protestos ou bilhetes de suporte relativos a acordos serão rejeitados. As seguintes regras nunca podem ser alteradas por acordo:

  • Introduzir resultados para partidas que não foram jogadas;
  • Autorizar jogadores bloqueados a jogar, quer estes estejam bloqueados por pontos de penalização ou barrados;
  • Autorizar jogadores a não utilizar o ESL Anticheat.

1.2. Batota

Os jogadores que forem identificados a fazer batota serão penalizados com 12 pontos de penalização e com um bloqueio de 2 anos (adicionalmente, se necessário, 6 pontos de penalização são atribuídos à sua equipa). As partidas nas quais este jogador participou serão apagadas (se a antiguidade da realização da partida não for superior a 28 dias em relação à data da penalização). Abra um bilhete de suporte para solicitar este pedido.

1.3. Reabilitação

No entanto, os jogadores que fazem batota pela primeira vez com intenção de ver reduzida a sua penalização podem ter uma segunda oportunidade. Mais informações sobre o processo de reabilitação pode ser encontrada aqui: http://play.eslgaming.com/rehab

1.4. Casting e Streaming

Realizar o cast ou stream de uma competição ou jogo ESL só é permitida sob uma autorização da administração da ESL. Em geral, a realização de stream pessoal é permitida. Para qualquer outra finalidade, deverá obter um acordo escrito, enviando um bilhete de suporte.

1.4.1. Stream Pessoal

Stream pessoal é aquela que é feita pelo próprio jogador do jogo e é sempre permitida (com delay nunca inferior a 90 segundos), exceto se a ESL TV não transmitir o seu próprio jogo. Se a ESL TV estiver a utilizar a stream do seu jogo, uma transmissão pessoal não será permitida sem um contrato com a administração da ESL. No caso de realizar a stream pessoal sem autorização prévia da ESL, pode levar à desqualificação da sua equipa e ser banido de voltar a produzir stream de qualquer outro conteúdo durante o torneio.

1.4.2. Observadores

Observadores nomeados pela administração da ESL e pessoas que recebem permissão de um administrador (por exemplo, shoutcasters ou streams) são permitidos.

2. Conduta dos Jogadores

2.1. Integridade competitiva

Espera-se que os jogadores adotem o melhor comportamento em todos os momentos do torneio. A conduta desleal pode incluir, mas não se limita a: hacking, exploiting, toque de chamada (aplicável para jogos mobile) e corte intencional de ligação.

Espera-se que os jogadores demonstrem uma boa conduta desportiva e fair play. A administração do torneio mantém a seu critério exclusivo por violações dessas regras.

2.2. Conformidade

Os jogadores devem seguir as instruções dos administradores do torneio em todos os momentos.

2.3. Discurso de ódio

Os jogadores estão proibidos de usar qualquer linguagem que seja obscena, abusiva, odiosa, insultuosa, ameaçadora, racista ou de qualquer teor ofensivo ou censurável.

2.4. Apostas

Apostar durante qualquer evento da ESL (por um jogador, equipa ou em nome de alguém associado à equipa) é estritamente proibido. Os participantes serão desqualificados do torneio e receberão uma penalização de 6 meses.

2.5. Batota

Qualquer forma de batota não será aceitável. Quando a batota é detetada, o jogador em questão será imediatamente removido do torneio e banido de todas as competições.

Exemplos de batota incluem, mas não estão limitados a:

2.5.1. DDoS

Limitar ou tentar limitar a ligação à Internet de outro participante ao jogo por meio de um ataque de negação de serviço distribuído ou por qualquer outro meio.

2.5.2. Resultados combinados

Tentativa de alterar intencionalmente os resultados de uma partida, perdendo ou tentando afetar os resultados.

2.5.3. Partilha de Contas

Permitir que intervenientes externos que não sejam os proprietários da conta joguem na conta de um jogador durante uma partida oficial.

2.5.4. Software ou Hardware

É proibido usar qualquer software ou hardware para obter benefícios que não estão disponíveis no jogo. Os exemplos incluem, mas não estão limitados a: qualquer forma de script, “no-fog”, modelos coloridos, alterações de textura e alterações de som.

2.6. Uso de Exploits/Bugs

A ESL reserva-se o direito de desqualificar equipas e/ou jogadores. Qualquer jogador que estiver a utilizar um exploit conhecido irá perder o jogo na primeira ocorrência do exploit. Se for descoberto que o jogador usa outro exploit e seja detectado pela segunda vez, e é determinado que foi feito de propósito, o jogador será removido do evento e impedido de entrar em qualquer evento futuro.

3. Regras do torneio

3.1. Comunicação e suporte

Por favor, use o chat do jogo, localizado no canto inferior direito do ESL Play, ou envie um bilhete de suporte para qualquer pedido de assistência durante a competição.

3.2. Administradores

Todos os participantes devem seguir as decisões e regras dos organizadores, administradores e árbitros do torneio. Todas as decisões são finais, exceto nos casos em que a opção de recurso é claramente indicada. Conversas, sejam elas verbais ou escritas, entre organizadores, administradores ou árbitros, e outros participantes são confidenciais. Apresentá-las publicamente ou partilhar estas conversas com outras entidades é estritamente proibido, a não ser que lhe seja dada autorização por parte da ESL.

3.3. Resultados

Ambos os jogadores são responsáveis por inserir um resultado correto na página da ESL. Portanto, ambos os jogadores têm que fazer uma captura de tela no final da partida, onde podemos ver o resultado correto e, em seguida, enviá-lo para a página da ESL. Se tiver um conflito com o resultado da partida, por favor, abra um protesto. Ambos os jogadores podem ser desqualificados se não houver provas suficientes para declarar um vencedor.

3.4. Nickname e tag da equipa

Cada jogador tem que usar um nickname semelhante ao nickname inserido na folha de jogador ESL. Não tem permissão para alterar o seu nickname durante o torneio. Protestos ou bilhetes de suporte devido a uma violação desta regra serão rejeitados.

Se o trabalho de um administrador for dificultado por causa de nicknames e/ou tags de equipa adulterados, pontos de penalização podem ser atribuídos aos jogadores e equipas.

3.5. Número de jogadores

Uma partida só pode ser iniciada quando estiverem o número mínimo de jogadores disponíveis para a realizarem.

  • 1on1: só 1on1 é permitido.
  • 2on2: só 2on2 é permitido.
  • 3on3: só 3on3 é permitido.
  • 5on5: só 5on5 é permitido.

Apenas os jogadores que estavam na equipa antes da confirmação do jogo podem jogar na partida.

Esta regra refere-se apenas ao número de jogadores que devem estar disponíveis no início do jogo, não abrange, por exemplo, situações de desconexão durante a partida.

3.5.1. Roster

A equipa deve consistir em pelo menos um mínimo de jogadores necessários para participar na competição. As equipas só podem jogar com jogadores em que as suas contas de jogo estejam registadas na ESL. Todas as alterações na equipa devem ser feitas antes do início de uma competição. Jogar com jogadores diferentes e/ou membros não verificados resultará em penalizações. Importa referir que 60% do line-up deve ser constituído por jogadores com residência em Portugal (por exemplo, em competições de 5on5, 3 dos 5 jogadores devem residir em Portugal).

Em finais mensais, a equipa a competir nas mesmas, deve garantir no mínimo 3 jogadores do núcleo inicial da equipa para poder participar na competição referida.

3.6. Início de Partida

Para qualquer partida, assim que ambos os jogadores ou equipas estejam colocados na mesma ronda, a partida deve começar e é a partir deste momento que começa a contar o período para a falta de comparência. Isto significa: por exemplo, se ambos obterem vitórias por defeito na ronda anterior (pelo facto de não ter adversário ou por qualquer outra circunstância), a partida deve ser imediatamente realizada, independentemente dos detalhes que constam na página da partida (assim, a data que consta na página da partida é meramente indicativa).

3.7. Desqualificação

Para minimizar os atrasos durante a competição, a ESL reserva-se o direito de desqualificar os jogadores ou equipas da competição. Tal só acontecerá nos casos em que um jogador/equipa não mostra nenhum esforço ou colaboração em realizar a partida. Em casos extremos, a desqualificação pode ocorrer a ambos os jogadores ou equipas de uma determinada partida. Se não se conseguir conectar ao servidor devido a problemas na conta do jogo, isso resultará em uma desqualificação.

4. Regras específicas

A menos que seja especificado de outra forma, em todas as nossas competições as regras da ladder também são válidas. Existem algumas regras especiais para os torneios:

4.1. Requisitos de Participação

Para participar nos torneios organizados pela ESL, deve preencher os seguintes requisitos:

  • Ter registo na plataforma ESL Play;
  • Equipas devem ter pelo menos 5 e não mais que 10 jogadores;
  • Jogadores devem introduzir o ID do jogo de LoL Summoner Name (EU West);
  • Equipas devem ter um logotipo carregado no respectivo perfil;
  • Se não preencher todos os requisitos acima mencionados, será considerado inelegível.

4.2. Modos de Jogo

4.2.1. Melhor de Um (Bo1)

Para um Torneio ou Ladder, o participante com maior Rank ou com número de seed maior (isto é, para o exemplo de um torneio de 32 slots/participantes, a seed 1 é a maior e seed 32 a menor) decide se escolhe o 1º ban/pick ou não.

4.2.2. Melhor de Três (Bo3)

Para um Torneio ou Ladder, o participante com maior Rank ou com número de seed menor decide se escolhe o 1º ban/pick ou não. Na segunda ronda, o participante que tem o 1ºban/pick será aquele que não o teve na primeira ronda. No caso de um empate (1:1), na terceira ronda, o participante que decide se quer ou não o 1º ban/pick será a equipa que teve a vitória mais rápida nas rondas anteriores.

4.3. Preparação do Jogo

Evitem e, se for caso disso, resolvam quaisquer problemas que possam ocorrer até a partida começar. Problemas de conexão de rede ou problemas de hardware durante a partida podem resultar na desqualificação do participante pelos administradores da ESL.

  • Acordos entre equipas/jogadores devem ser apresentados nos comentários da partida;
  • Certifique-se que a partida é jogada sob as configurações corretas, por exemplo Draft Mode e Mapa (caso a partida não seja jogada com Tournament Code);
  • Certifique-se que todos os jogadores estão autorizados a jogar. Em jogos de equipas, todos os jogadores devem estar inscritos nas suas respetivas equipas. Caso uma equipa utilize um jogador não registado (isto é, que jogue por esta mas que não participa em outras equipas dessa competição) pode, numa primeira fase, receber 3 pontos de penalidade (assim como o respetivo jogador) e recebe um aviso para corrigir o problema. Se no mesmo torneio repetir esta infração, a equipa é desqualificada;
  • A utilização de jogadores de uma outra equipa a participar na mesma competição (ringer) pode levar a (a) desqualificação, (b) 6 pontos de penalidade, (c) repetição do jogo (rematch), dependendo do caso.

4.3.1. Escolher o Organizador de Jogo

  • Deve-se utilizar sempre o Tournament Code para criar a partida;
  • Caso o Tournament Code não esteja disponível, ambas as equipas podem hospedar a partida. É necessário que se envie o nome da partida bem com a palavra-chave à equipa oponente, usando os comentários ou chat das partidas. Em caso de conflito, a equipa com seed/rank superior decide qual o lado que querem na partida. A equipa azul tem sempre o 1º ban/pick.

4.3.2. Champion Bans

Alguns torneios e ligas têm champion bans (verificar as regras específicas da competição). É expressamente proibido jogar com champions banidos.

4.3.3. Champion Picks

4.3.3.1. Blind

Cada equipa escolhe os champions antes da partida começar sem ver os champions escolhidos pelo adversário (verificar as regras específicas da competição). É expressamente proibido usar um champion diferente do escolhido durante o pick.

4.3.3.2. Draft

Cada equipa escolhe os champions antes da partida começar (verificar as regras específicas da competição). É expressamente proibido usar um champion diferente do escolhido durante o pick.

4.3.3.3. Random

  • Cada equipa joga com os champions selecionados aleatoriamente pelo jogo. É expressamente proibido usar um champion diferente do escolhido durante o pick.
  • É recomendado que cada equipa conserve uma captura de tela dos champions selecionados aleatoriamente por partida.
  • Em caso de crash no champion selection, deve-se criar uma nova partida em modo “Blind Pick” e selecionar exatamente os mesmos champions que haviam saído no modo “Random”. É obrigatório contactar um admin no final da partida para dar conhecimento do sucedido.

4.3.4. Placeholders

Os “Placeholders” são permitidos. Caso pretenda utilizar esta faculdade terá de informar o seu oponente através de: a) Chat da ESL, b) in-game chat antes do início da partida. Os “Placeholders” são utilizados quando um elemento de uma das equipas não tem o champion que outro jogador da sua equipa pretenda de forma a fazer troca. Desde que o oponente seja informado, o jogador deverá escolher um champion pouco utilizado e continuar a fase de "pick & bans". A melhor forma de evitar litígios é deixar o jogador com menos champions para "last pick" facilitando assim este procedimento, chegando à sua vez abandona o lobby e indica qual o champion que iria escolher. Quando terminada a fase de "pick & bans" deverá ser refeito o "lobby" iniciando de novo com as mesmas bans e escolhas de "champions" e substituindo o "placeholder" pelo "champion" pretendido.

4.3.4.1. Jogar sem o champion escolhido

Se uma das equipas começar o jogo com um champion que não tenha sido escolhido, a partida tem que ser recomeçada. Não é permitida a troca de champions neste processo. O começo da partida com um champion não escolhido pode levar a 2 pontos de penalização para a equipa.

4.3.5. Lineup

Para partidas entre equipas, solicita-se a indicação dos jogadores que vão alinhar na partida (lineup). Os jogadores serão selecionados automaticamente para partidas jogadas com o Tournament Code.

4.4. Conta de Jogo / Summoner Name

Todos os jogadores da ESL de League of Legends precisam de registar o Summoner Name mais recente do servidor onde será jogado o torneio. Um Summoner Name errado, inexistente ou desatualizado pode levar a (a) aviso, (b) 1-3 pontos de penalidade, dependendo do caso. Para casos como torneios ou Ladders, os jogadores não serão desqualificados por terem o seu Summoner Name errado, inexistente ou desatualizado, mas o jogador tem que atualizar este assim que for avisado. Um administrador da ESL tomará outras medidas caso haja outras suspeitas.

4.5. Tournament Code

O Tournament Code foi criado pela ESL em parceria com a Riot Games. Este automatiza os torneios da ESL, criando um lobby com as definições corretas para um jogo de torneio e carrega as estatísticas para os servidores da ESL. O Tournament Code é obrigatório em todas as competições da ESL, se for providenciado. Se ocorrer problemas inesperados é permitido a não utilização do Tournament Code. Não serão aceites queixas se uma partida começa a ser jogada sem o Tournament Code (acordo).

4.6. Servidor

Cliente e servidor: Todas as partidas têm que ser jogadas no servidor correspondente ao local onde a competição é organizada ou no Tournament Realm, se necessário.

4.7. Falta de comparência

Se o seu adversário não confirmar que está pronto no período de 15 minutos após a data obrigatória, pode abrir um protesto a solicitar uma vitória por defeito.

4.8. Durante a partida

4.8.1. Desconexão de Jogador

Para partidas não jogadas em Tournament Draft Mode, o jogo continuará se um jogador se desconectar. Este tem que voltar o mais depressa possível e continuar a jogar.

4.8.2. Pausa

É proibido o uso de pausas sem uma razão óbvia como a desconexão de um jogador.

4.8.2.1. Blind/Draft

A pausa não pode durar mais de 10 minutos. Para casos de pausas superiores a 10 minutos, os oponentes ou um administrador da ESL tem que concordar. Caso já se saiba se a pausa vai ser superior a 10 minutos, um administrador tem que ser contactado 5 minutos após pausa para poder tomar decisões atempadamente, caso contrário a partida continuará; É permitido o uso de pausa para a desconexão de jogadores; Para outros casos, ambas as equipas têm que concordar em pausar a partida, recorrendo ao chat /all in-game; Para continuar a partida ou para retomar o jogo de pausas superiores a 10 minutos e que não se tenha chegado a acordo é necessário a aprovação de ambas as equipas, recorrendo ao chat /all in-game; O uso abusivo de pausas pode levar à desqualificação. Têm que ser tiradas capturas de tela como prova e fazer upload na partida.

4.8.2.2. Random

Não existe o instrumento de pausa neste modo de jogo.

4.8.3. Mudar de Jogador

  • Depois dos bans e da escolha dos champions, só é permitido a troca de jogadores se ambas as equipas concordarem;
  • Num jogo à melhor de três, é permitida a troca de lineup (jogadores) entre as rondas.

4.8.4. Repetição da Partida

As equipas podem concordar em recomeçar a partida caso considerem necessário, no sentido de tornar a partida justa e equilibrada ou para resolverem problemas técnicos.

4.8.5. Condições para Repetição da Partida

O recomeço da partida tem que ser com os mesmos champions e bans. Também não é permitido a alteração dos jogadores que alinharam na partida; Caso seja impossível um jogador juntar-se após as escolhas dos champions devido a um bug, a partida tem que ser recomeçada desde que não tenha mais do que 1 minuto de jogo. É necessário uma captura de tela como prova do bug, carregado na partida.

4.8.6. Fim da Partida

4.8.6.1. Jogos de 1on1

O primeiro participante a concluir uma das 3 missões passa à ronda seguinte:

  • Matar 100 minions
  • Fazer a primeira kill
  • Destruir a primeira torre

Quando um dos jogadores completar uma das missões supramencionadas, pelo menos uma captura de tela deve ser tirada como prova (a captura deve identificar as contas de jogo dos jogadores e provar a conclusão da missão) e só depois é que os jogadores podem sair do servidor. A captura de tela deve ser carregada na respetiva página da partida.

4.8.6.2. Jogos de equipa

A partida termina apenas se o Nexus da equipa oponente for destruído ou se uma das equipas se tenha rendido.

4.9. Depois da partida

4.9.1. Direito de escrever um bilhete de suporte ou apresentar queixa

Apenas os jogadores/equipas envolvidos na partida podem escrever um bilhete de suporte ou apresentar uma queixa (protesto). Os jogadores podem abrir um protesto até 72 horas após o início da partida.

4.9.2. Jogo abortado

Se o seu adversário abandona deliberadamente a partida antes desta ter terminado, pode apresentar um protesto. Atenda que se a partida não foi concluída, não tem permissão para inserir um resultado (sujeito a penalização por resultado falso).

4.9.3. Captura de tela do Resultado

  • Apenas necessário para partidas sem Tournament Code ou com condições de vitória que não impliquem destruir o Nexus;
  • É necessário tirar uma captura de tela ao resultado final de cada partida e fazer o upload para a página do jogo;
  • Manipular capturas de tela pode levar a pontos de penalização. (a) Aviso, (b) esconder champions, items ou estatísticas 1-2 pontos de penalidade, (c) falsificar os resultados de um jogo 4-6 pontos de penalização.

4.9.4. Captura de tela em Falta

  • Não são necessárias capturas de tela para partidas com Tournament Code obrigatório e com condição de vitória para destruir o Nexus;
  • Se a partida tiver sido jogada sem o Tournament Code, uma captura de tela do resultado final da partida tem que ser apresentado;
  • A ausência de captura de tela pode levar a pontos de penalização por cada equipa/jogador e jogo poderá ser eliminado. (a) Aviso; (b) 1 ponto de penalidade por cada equipa/jogador (em função do modo de jogo);
  • Uma captura de tela incompleto pode levar a um ponto de penalidade ou a um aviso por cada equipa/jogador.

5. Pontos de Penalidade

Em geral, um jogador e a equipa podem receber até 6 pontos de penalização por partida, a menos que uma única violação tenha uma punição maior. Uma equipa só é punida uma vez por violação, independentemente do número de jogadores. Quando um jogador ou equipa recebe pontos de penalização por várias violações, os pontos de penalização são somados. Existem diferentes períodos de expiração de pontos dependendo do valor recebido:

  • 1-2 pontos de penalização: 2 meses
  • 3-6 pontos de penalização: 3 meses
  • 7 pontos de penalização: 6 meses
  • 12 pontos de penalização: 2 anos

Além dos pontos de penalidade, os jogadores e equipas serão bloqueados quando obtiverem uma certa quantidade de pontos acumulados:

  • Após obter 4 pontos de penalidade: 1 semana de bloqueio
  • Após obter 8 pontos de penalidade: 2 semanas de bloqueio
  • Após obter 10 pontos de penalidade: 1 mês de bloqueio
Infração Número de Pontos de Penalidade
Geral
Falta de comparência Jogador: 2 | Equipa: 3
Rejeição de partida obrigatória Normal: 1 | Intenso (Top10): 2
Abortar partida Jogador: 2 | Equipa: 2
Utilização de jogador inelegível
Jogador inativo Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Jogador bloqueado Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Jogador não registado Jogador: 3 | Equipa: 3
ESL Premium em falta (quando obrigatório) Jogador: 3 | Equipa: 3
ESL Trusted em falta (quando obrigatório) Jogador: 3 | Equipa: 3
Ringer / Faker Jogador: 6 | Equipa: 6
Jogar com conta de jogo errada (1) Aviso | (2) Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Jogar sem conta de jogo registada (1) Aviso | (2) Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Comportamento antidesportivo
Contas múltiplas/falsas (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
País/nacionalidade falso(a) (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
Outras infrações Jogador: 1-4 | Equipa: 1-4
Resultado falso Jogador: 4 | Equipa: 4 e correção do resultado
Ficheiros de partida falsos Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Jogo falso Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Batota Jogador: 12 | Equipa: 6 e eliminação da partida

As partidas são apagadas se o jogador/equipa que cometerem as infrações não perderem a partida. Num torneio ou liga, é atribuída vitória por defeito em vez de se apagar a partida.