Rules

play Go4CS:GO Portugal Cup #7

Last change: 10.12.2018 19:43

These are the rules for the Go4CS:GO Portugal Cup #7. We make every effort to ensure the rules are complete and up to date but this may not always be the case. You should also check the Info Page and News for additions, exceptions and modifications that may apply. The rules are a guideline and the decisions by admins may differ from them depending on the circumstances. If you have any questions about the rules, please write a support ticket.

1. Geral

1.1. Acordos

Certos acordos entre os participantes são permitidos se não diferirem exageradamente das regras ESL.

Caso contrário, esses acordos não são válidos. Note que as regras ESL existem para garantir a transparência e justiça da competição e dos seus participantes. Não é possível apresentar queixa depois da partida, caso tenha sido estabelecido um acordo antes da partida e esse agora se torna desfavorável.

As regras que podem ser alteradas com os acordos estão explicitamente identificadas. As regras que não afirmam explicitamente gozar desta propriedade, em geral, não podem ser objeto de acordos.

Todos os acordos entre os participantes que vão além das regras ESL, devem ser apresentados nos comentários do jogo. O outro participante tem também de confirmar estas disposições nos comentários do jogo. Para evitar o abuso da função de edição, um terceiro comentário deve ser escrito.

Mantenha também screenshots e/ou arquivos de log dos seus acordos. Caso não cumpra estes requisitos, quaisquer protestos ou bilhetes de suporte relativos a acordos serão rejeitados. As seguintes regras nunca podem ser alteradas por acordo:

  • Introduzir resultados para partidas que não foram jogadas;
  • Autorizar jogadores bloqueados a jogar, quer estes estejam bloqueados por pontos de penalização ou barrados;
  • Autorizar jogadores a não utilizar o ESL Anticheat.

1.2. Batota

Os jogadores que forem identificados a fazer batota serão penalizados com 12 pontos de penalização e com um bloqueio de 2 anos (adicionalmente, se necessário, 6 pontos de penalização são atribuídos à sua equipa). As partidas nas quais este jogador participou serão apagadas (se a antiguidade da realização da partida não for superior a 28 dias em relação à data da penalização). Abra um bilhete de suporte para solicitar este pedido. Fazer batota no Counter-Strike inclui, entre outras, todos os tipos de aimbots, wallhacks, sound hacks, no recoil, no smoke, no flash, modelos coloridos, oclusão ambiental, etc.

1.3. Reabilitação

No entanto, os jogadores que fazem batota pela primeira vez com intenção de ver reduzida a sua penalização podem ter uma segunda oportunidade. Mais informações sobre o processo de reabilitação pode ser encontrada aqui: http://play.eslgaming.com/rehab

1.4. Casting e Streaming

Realizar o cast ou stream de uma competição ou jogo ESL só é permitida sob uma autorização da administração da ESL. A realização de stream pessoal é sempre permitida. Para qualquer outra finalidade, deverá obter um acordo escrito, enviando um bilhete de suporte.

1.5. Stream Pessoal

Stream pessoal é aquela que é feita pelo próprio jogador do jogo e é sempre permitida (com delay nunca inferior a 90 segundos), exceto se a ESL TV não transmitir o seu próprio jogo. Se a ESL TV estiver a utilizar a stream do seu jogo, uma transmissão pessoal não será permitida sem um contrato com a administração da ESL. No caso de realizar a stream pessoal sem autorização prévia da ESL, pode levar à desqualificação da sua equipa e ser banido de voltar a produzir stream de qualquer outro conteúdo durante o torneio.

2. ESL Anticheat & Demos

2.1. ESL Anticheat / Linesman

ESL Anticheat é de utilização obrigatória para todos os jogadores e para a duração total de todas as partidas, sem exceção. Se um jogador não conseguir utilizar o Anticheat, então não está autorizado a participar na ESL. Para um ficheiro Anticheat em falta ou incompleto, o jogador (a equipa) será penalizado(a). Excetua-se todos os jogadores com evidências (screenshot de um bug) de que o ESL Anticheat parou inesperadamente devido a um erro.

A primeira vez que um jogador não tem logout ou nenhum arquivo Linesman, ser-lhe-á enviado um aviso, quer ele possa ou não provar que foi um erro. Avisos para logout/linesman ausente são válidos por 14 dias.

ESL só lidará com estas situações se um protesto for aberto para uma partida. Uma partida não será excluída se forem dadas advertências por logout/linesman em falta.

Se um outro logout/linesman estiver em falta dentro do período de 14 dias, esta reincidência será equiparada como se o Anticheat não tivesse sido utilizado e o jogador (e equipa) será (serão) penalizado(s) em conformidade.

Um jogo deve ser adiado se a página da ESL e/ou os servidores do Anticheat estiverem com problemas porque nesses casos o Anticheat torna-se inutilizável.

2.2. Demos

É obrigatório que todos os jogadores gravem uma demo point-of-view (POV) por mapa para toda a duração de todas as partidas, sem exceções.

Uma possível ronda de faca é parte da demo e tem de ser gravada.

Eventuais overtimes têm de ser, igualmente, registados. Em geral, as demos que não funcionem serão tratadas como demos em falta, embora a decisão final dependa do administrador.

Se a demo estiver incompleta, o administrador irá decidir se será ou não tratada como uma demo em falta. Se um protesto tiver sido aberto para uma partida, todos os ficheiros da partida devem ser mantidos pelo menos 14 dias após o fecho do protesto.

No caso de uma partida ser abortada, a equipa que abortou (abandonou precocemente a partida) perde o direito de solicitar uma ou mais demos.

Se o servidor falhar (i.e. crash), nenhum replay automático estará disponível. Neste caso, os jogadores têm de fazer o upload de demos caso o administrador assim o solicite.

2.2.1. Pedir demos

Não é possível solicitar demos ineye de um jogador. Apenas o staff ESL de Anti Cheat tem o direito de solicitar a demo ineye de um jogador. Se falhar em fornecer a demo, o jogador será punido com 6 pontos de penalização (demo em falta com suspeita de fraude). O Staff ESL de Anti Cheat irá, no entanto, deliberar/analisar com recurso à demo da Go TV.

2.2.2. Enviar demos

As demos têm de ser comprimidas em um dos seguintes formatos: .zip, .rar ou .7z. Assim, todos os ficheiros da partida têm de ser carregados na página ESL do respetivo jogo. O jogador não tem permissão para enviar os seus ficheiros da partida para um website privado ou externo à ESL.

2.2.3. Editar demos

É estritamente proibido editar demos. Se uma demo tiver sido manipulada/alterada, o administrador decidirá qual a penalização a aplicar.

2.2.4. Acusação de batota por cronograma

Se pretender acusar o seu adversário(s) de batota tem de entregar um cronograma (timetable) dentro de 72 horas após o término do jogo.

Os cronogramas devem ser preparadas com base na demo da Go TV, que é automaticamente carregada na página da respetiva partida.

Instruções sobre como fazer um cronograma podem ser encontradas nesta página.

Um cronograma deve ser entregue aquando da abertura do protesto, por isso, certifique-se de que tem o seu cronograma pronto quando abrir o protesto. No entanto, o cronograma pode ser entregue dentro do prazo de 72h após a abertura do protesto.

3. Configurações

3.1. Configurações do Jogador

3.1.1. Scripts ilegais

Em geral, todos os scripts são ilegais exceto para comprar, alternância (toggle) e scripts de demos. De seguida apresentam-se alguns exemplos de scripts ilegais:

  • Jumpthrow
  • Stop shoot scripts (Use ou AWP scripts)
  • Center view scripts
  • Turn scripts (180° ou similar)
  • No recoil scripts
  • Burst fire scripts
  • Rate changers (Lag scripts)
  • FPS scripts
  • Anti-flash scripts or binding (snd_* bindings)
  • Bunny hop scripts
  • Stop sound scripts

Se esta regra não for cumprida, o jogador receberá um aviso (1ª infração). Se, em jogos de equipas, mais de 1 jogador utilizar configurações erradas e já tiverem sido avisados, a partida será removida ou classificada como derrota.

3.1.2. Overlays dentro do jogo

Todos os overlays dentro do jogo – providenciados pelo próprio jogo – são proibidos, exceto:

  • cl_showpos 1
  • cl_showfps 1
  • net_graph 0/1 (de todo o modo, não é permitido abusar do net_graph para ajudar a apontar, como se mostra nesta screenshot)

3.1.3. Ficheiros personalizados

O HUD pode ser alterado desde que nenhuma informação seja apagada ou falsificada, em comparação ao que está disponível no HUD padrão. Se utilizar um HUD personalizado, ele deve ser legível. Se um administrador for impedido de fazer o seu trabalho por causa de HUD ilegível, pontos de penalização podem ser aplicados. Protestos ou bilhetes de suporte por HUDs ilegíveis serão imediatamente rejeitados.

Arquivos personalizados só são permitidos para o seu HUD e GUI.

Outros arquivos personalizados são proibidos, incluindo modelos personalizados, texturas ou sons alterados (volume, paisagens).

3.1.4. Software e ferramentas hardware ilegais

Alterar os gráficos do jogo ou texturas com recurso aos controladores de placa de vídeo ou ferramentas semelhantes é proibido. Além disso, qualquer tipo de overlay que exibe o desempenho do seu sistema durante a partida (por exemplo, Nvidia SLI Display, Rivatuner Overlays) é também proibido. Ferramentas que exibem somente o número de FPS são permitidas.

Penalizações serão atribuídas independentemente das alterações terem sido feitas usando hardware ou software externo e independentemente de estar a utilizá-lo explicitamente ou não.

3.1.5. Color depth

O uso de uma profundidade de cor 16 bits não é permitido. A prova de uso só pode ser obtida através do ESL Anticheat. Não é permitido tentar provar o uso de 16 bits com recurso screenshots e protestos sobre este tema serão rejeitados.

3.1.6. Conteúdo da pasta config

Na pasta config só tem permissão para ter arquivos de config. Imagens, demos, screenshots e arquivos comprimidos são proibidos. Se um administrador é impedido de fazer o seu trabalho por causa da quantidade de arquivos pouco clara contidos na pasta config, podem ser atribuídos entre 1 a 3 pontos de penalização. Protestos e bilhetes de suporte abertos por causa desta regra serão rejeitados.

3.1.7. Conta de jogo

É obrigatório registrar uma conta de jogo do tipo CS:GO SteamID no seu perfil de jogador, caso contrário será retirado automaticamente do servidor. Se for retirado do servidor com a mensagem "You are not a match participant", abra um protesto para a partida.

4. Regras da partida

4.1. Nickname e tag da equipa

Cada jogador tem que usar um nickname semelhante ao nickname inserido na folha de jogador ESL. Não tem permissão para alterar o seu nickname durante o torneio. Protestos ou bilhetes de suporte devido a uma violação desta regra serão rejeitados.

Se o trabalho de um administrador for dificultado por causa de nicknames e/ou tags de equipa adulterados, pontos de penalização podem ser atribuídos aos jogadores e equipas.

4.2. Warmup

Para iniciar a partida, todos os participantes devem escrever .ready no chat.

4.3. Número de jogadores

Uma partida só pode ser iniciada quando estiverem o número mínimo de jogadores disponíveis para cada equipa.

  • 2on2: só 2on2 é permitido.
  • 3on3: só 3on3 é permitido.
  • 5on5: só 5on5 é permitido.

Apenas os jogadores que estavam na equipa antes da confirmação do jogo podem jogar na partida.

Esta regra refere-se apenas ao número de jogadores que devem estar disponíveis no início do jogo, caso um jogador caia do servidor (drop), consulte a regra Jogador cai do servidor.

4.3.1. Roster

A equipa deve consistir em pelo menos um mínimo de jogadores necessários para participar na competição. As equipas só podem jogar com jogadores em que as suas contas de jogo estejam registadas na ESL. Todas as alterações na equipa devem ser feitas antes do início de uma competição. Jogar com jogadores diferentes e / ou membros não verificados resultará em penalizações. Importa referir que 60% do line-up deve ser constituído por jogadores com residência em Portugal (por exemplo, em competições de 5on5, 3 dos 5 jogadores devem residir em Portugal).

4.4. Coaching

Coaching é possível em servidores com a integração do jogo. Apenas os membros da equipa têm permissão para dar coach no servidor. A utilização do ESL Anticheat é obrigatória para os treinadores para a duração total de todas as partidas, sem exceção. Se um treinador não pode usar ESL Anticheat, então ele não está autorizado a dar coach a um jogo. O treinador não está autorizado a interferir no jogo de qualquer forma. A utilização abusiva do coaching motivará a aplicação de penalizações por comportamento antidesportivo.

4.5. Durante a partida

4.5.1. Escolha do side

Uma ronda de faca será jogada para determinar o side (isto é forçado pelo servidor). O vencedor dessa ronda vai escolher o side, digitando .stay ou .switch no chat.

4.5.2. Crash do servidor

Se o servidor falhar antes que três rondas tenham sido concluídas (para uma metade), o servidor deve ser reiniciado e pontuação da metade será redefinida para 0-0.

Se o servidor falhar após a terceira ronda ter sido concluída, a metade deve ser reiniciada com dinheiro de início de 2.000 e a pontuação será contabilizada a partir da última ronda concluída. O dinheiro de início é definido para 2.000 e a equipa que perdeu a última ronda mata-se usando o comando "kill" na consola do jogo (esta ronda não conta para a pontuação). A metade continua com na ronda seguinte. O dinheiro do começo tem que ser ajustado outra vez a 800.

4.5.3. Jogador cai do servidor

Se um jogador cai do servidor (drop), no final da ronda atual deve ser acionada a pausa.

O tempo máximo de espera para que o jogador regresse é de 15 minutos. Se o jogador ou um substituto entrar no servidor e ambas as equipas estiverem prontas, o jogo pode ser retomado. No caso do jogador que caiu não entrar no servidor dentro de 15 minutos e se não existir substituto disponível, a equipa deve continuar a jogar com um jogador a menos.

4.5.4. Mudar de jogador

Os jogadores podem ser alterados a qualquer momento, mas a equipa adversária precisa de ser informada atempadamente. Se necessário, o jogo pode ser suspenso com recurso à pausa. Esta alteração pode não demorar mais do que 5 minutos. Após o tempo de espera, o jogo pode também continuar sem a equipa completa e o jogador juntar-se à partida em andamento. Antes da partida, os jogadores objeto de alteração devem estar registados na equipa com a respetivo conta de jogo.

4.5.5. Interrupções na partida

Esta regra tem o objetivo de dar resposta às interrupções inesperadas que não são intencionalmente provocadas pelas equipas. Se a partida for interrompida, a partida será avaliada até esse ponto. A partida será retomada de acordo com o seguinte procedimento ( não se aplica às competições Handgun visto que o valor inicia em 1000):

  • O dinheiro de início é alterado para 2.000 para o tempo restante de jogo.
  • A equipa que perdeu a última ronda deve utilizar o comando "kill" na consola do jogo. O resultado dessa ronda não é considerado.
  • O jogo começa na ronda seguinte.
  • Se outros mapas tiverem de ser jogados após este mapa, o dinheiro de início deve ser ajustado para o valor normal (800).

Portanto, se um jogo for interrompido e não possa continuar no mesmo dia, o tempo restante do jogo poderá ser jogado numa data posterior, mas dentro de sete dias. Se as equipas / jogadores não concordarem com uma data, o administrador determinará a data. Se uma equipa / jogador não aparecer, o administrador decidirá se a partida é classificada como "falta de comparência do adversário" ou "partida foi cancelada".

Apenas os jogadores que estavam na equipa na data inicial do jogo podem continuar o jogo. Novos jogadores não têm permissão para jogar a partida, exceto que as equipas adversárias concedam.

4.5.6. Pausa no jogo

Se tiver um problema que o impede ou à sua equipa de jogar, pode utilizar o recurso de pausa para suspender temporariamente o jogo. Tem de avisar o adversário do motivo para a pausa antes ou imediatamente após acionar a pausa. Pausar o jogo sem qualquer motivo levará à atribuição de pontos de penalização. Tempo máximo de pausa é de 10 minutos.

4.5.7. Overtime

Jogar o overtime é obrigatório e este será forçado pelo servidor. O overtime será jogado em MR3 (melhor de 3 rondas, máximo de 6 rondas jogadas) com dinheiro de início de 10.000. No início do overtime, as equipas permanecerão no lado que jogaram na metade anterior, sendo depois trocadas a meio do overtime. As equipas continuarão a jogar o overtime até que um vencedor seja encontrado.

4.5.8. Bugs e ações proibidas

4.5.8.1. Escolha de armas

4.5.8.1.1. AIM/AWP

Estão permitidas todas as armas que apareçam disponíveis nos mapas, incluindo granadas.

4.5.8.1.2. Armas de Mão

Pistolas, Zeus, granadas e a faca são permitidas.

4.5.8.1.3. NEGEV

A utilização da arma NEGEV é proibida.

4.5.8.2. Bomba

Ativar a bomba para que não possa ser alcançada é proibido. Locais que possam ser alcançados com a ajuda de um companheiro de equipa são permitidos. Violar esta regra resultará na dedução de 3 rondas.

4.5.8.3. Escalar

Em geral, escalar com a ajuda de companheiros de equipa é permitido. Não são permitidas posições onde as texturas desaparecem nas paredes ou em terrenos se for necessário um movimento especial (por exemplo, um salto).

4.5.8.3.1. Boosting, sky walking, sharking

Boosting através de paredes, tetos ou do chão, pixels invisíveis ou superfícies, andar no céu (sky walking), map swimming, flutuando e sharking são proibidos.

4.5.8.4. Granadas

Jogar granadas dentro de paredes não é permitido. Jogá-las acima paredes e telhados é permitido.

4.5.8.5. Self-Kills

Self-kills pela consola de modo a encurtar a duração da ronda é estritamente proibido.

4.5.8.6. Outros

Em geral, o uso de bugs não é permitido. Se um bug não estiver listado, um administrador decidirá se a sua exploração está sujeita a penalização.

4.6. Depois da partida

4.6.1. Direito de escrever um bilhete de suporte ou apresentar queixa

Apenas os jogadores/equipas envolvidos na partida podem escrever um bilhete de suporte ou apresentar uma queixa (protesto). Os jogadores podem abrir um protesto até 72 horas após o início da partida.

4.6.2. Jogo abortado

Se o seu adversário abandona deliberadamente a partida antes desta ter terminado, pode apresentar um protesto. Atenda que se a partida não foi concluída, não tem permissão para inserir um resultado (sujeito a penalização por resultado falso).

5. Regras específicas

A menos que seja especificado de outra forma, em todas as nossas competições as regras da ladder também são válidas. Existem algumas regras especiais para os torneios:

5.1. Deadlines

Abrir um protesto: dentro de 10 minutos após o jogo.

Os prazos são determinados pelo tempo do logout do AntiCheat.

5.2. Falta de comparência

Se o seu adversário não confirmar que está pronto no período de 10 minutos após a data obrigatória, pode abrir um protesto a solicitar uma vitória por defeito. Tem que confirmar a partida e iniciar o ESL Anticheat, a fim de prova a sua presença e vontade de jogar. Os registos do Anticheat provarão a sua presença. No caso de problemas com o Steam (por exemplo, erro de autenticação VAC), o tempo de espera pode ser prolongado em 15 minutos. Logo que possível, uma screenshot a mostrar o erro deve ser carregada para a página da partida. A votação do mapa e a conexão ao servidor devem ser feitos com a maior brevidade possível. Se existir evidência que jogadores / equipas estão deliberadamente a atrasar a competição, podem ser objeto de penalização (inclusive perder a respetiva partida por defeito).

5.3. Servidores

A ESL oferece servidores de alta qualidade para a competição (tickrate 128 – servidores EU). É permitido jogar num servidor externo se uma das equipas assim desejar (por exemplo, devido a problemas ping/latência). Se não quiser jogar num servidor da ESL, tem de garantir o seu próprio servidor. Se ambos os jogadores/equipas têm um servidor tickrate 128 disponível, a partida será dividida pelos dois servidores. O servidor do jogador/equipa que está no lado esquerdo na folha da partida deve ser utilizado para a primeira metade do jogo. O outro servidor para a segunda metade do jogo.

5.4. Overtime

Em caso de empate, o overtime deve ser jogado para permanecerão no lado que jogaram na metade anterior, à medida que o jogo progride as equipas vão sendo trocadas de lado. As equipas continuarão a jogar o overtime até que um vencedor seja encontrado.

5.5. Adicionar novos jogadores

Quando a competição começar, todos os jogadores que estão inscritos numa equipa e alinham na primeira partida consideram-se elegíveis. Após o início oficial, apenas dois novos jogadores poderão estar elegíveis para jogar. Se forem utilizados mais de dois novos jogadores durante a competição, a equipa será desqualificada. Novos jogadores devem estar registados na respetiva equipa com o seu CS:GO SteamID antes da confirmação da partida através do CS Game Integration.

5.6. ESL Anticheat/Linesman/configurações de cliente incorretas

Anticheat logout em falta: aviso

Ficheiro Linesman em falta: aviso

Ficheiro Anticheat em falta: vitória por defeito para o adversário

Configurações de cliente incorretas: aviso

Ao acumular 2 avisos em diferentes partidas durante a competição, a equipa será desclassificada.

5.7. Desqualificação

Para minimizar os atrasos durante a competição, a ESL reserva-se o direito de desqualificar as equipas da competição. Tal só acontecerá nos casos em que uma equipa não mostra nenhum esforço ou colaboração em realizar a partida. Em casos extremos, a desqualificação pode ocorrer a ambas equipas de uma determinada partida. Se uma equipa não se conseguir conectar ao servidor devido a problemas na conta do jogo, isso resultará em uma desqualificação.

6. Pontos de penalidade

Em geral, um jogador é inocente até se provar o contrário.

Caso um jogador viole de forma inequívoca das regras, este será devidamente penalizado. Uma equipa pode receber 6 pontos de penalização por partida, exceto se infringir uma regra com uma penalização superior. Uma equipa apenas pode ser penalizada uma vez por infração, independentemente de quantos membros da equipa infringiram essa regra na partida. Em função dos pontos de penalização atribuídos por infração, a sua duração no perfil também varia:

  • 1-2 pontos de penalidade: 2 meses
  • 3-6 pontos de penalidade: 3 meses
  • 7 pontos de penalidade: 6 meses
  • 12 pontos de penalidade: 2 anos

Ao serem adicionados pontos de penalização, jogadores e equipas podem ficar bloqueados quando acumulam uma determinada quantidade de pontos de penalização:

  • Após acumular 4 pontos de penalidade: 1 semana de bloqueio
  • Após acumular 8 pontos de penalidade: 2 semana de bloqueio
  • Após acumular 10 pontos de penalidade: 1 mês de bloqueio
Infração Número de Pontos de Penalidade
Geral
Falta de comparência Jogador: 2 | Equipa: 3
Rejeição de partida obrigatória Normal: 1 | Intenso (Top10): 2
Abortar partida Jogador: 2 | Equipa: 2
Utilização de jogador inelegível
Jogador inativo Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Jogador bloqueado Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Jogador não registado Jogador: 3 | Equipa: 3
ESL Premium em falta (quando obrigatório) Jogador: 3 | Equipa: 3
ESL Trusted em falta (quando obrigatório) Jogador: 3 | Equipa: 3
Ringer / Faker Jogador: 6 | Equipa: 6
Jogar com conta de jogo errada (1) Aviso | (2) Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Jogar sem conta de jogo registada (1) Aviso | (2) Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Comportamento antidesportivo
Contas múltiplas/falsas (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
País/nacionalidade falso(a) (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
Outras infrações Jogador: 1-4 | Equipa: 1-4
Resultado falso Jogador: 4 | Equipa: 4 e correção do resultado
Ficheiros de partida falsos Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Jogo falso Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Batota Jogador: 12 | Equipa: 6 e eliminação da partida

As partidas são apagadas se o jogador/equipa que cometerem as infrações não perderem a partida. Num torneio ou liga, é atribuída vitória por defeito em vez de se apagar a partida.

6.1. Configurações gráficas ilegais

O uso de ferramentas de software e hardware ilegais que alterem os gráficos ou texturas do jogo é, em regra, penalizado com 6 pontos de penalização.

6.2. Scripts Ilegais

O uso de scripts ilegais é penalizado com 2, 4, 6 ou 12 pontos de penalização. A quantidade de pontos de penalização atribuídos depende do script e é da responsabilidade do administrador tomar esta decisão. Não interessa se o script foi ou não usado. Se o ficheiro de configuração de um utilizador tiver integrados scripts ou parte de scripts ele será penalizado, independentemente do seu uso. Jogadores com script de jumpthrow no seu ficheiro de config receberão um primeiro aviso como punição.

O uso de “no flash” e “no recoil” bindings/script será punido com 6 pontos de penalização depois da primeira infração sem utilização explícita e 12 pontos de penalização se for uma infração recorrente ou uso ativo do mesmo.

6.3. Escolha de armas em provas especiais

Usar uma arma restrita resultará na dedução de três rondas por cada violação.

6.4. Idling em provas/competições

Se um jogador / equipa estiver inativo na ladder sem jogar nenhuma partida, penalizações podem ser aplicadas.

6.5. Recriação de Equipas

A recriação de contas de equipa é proibida se pontos de penalização ativos e / ou bloqueios forem ignorados, se o ranking da competição/prova for falseado ou se os participantes tentarem obter qualquer outra vantagem. Se necessário, pontos de penalização ativos serão atribuídos à nova conta da equipa e os bloqueios serão mantidos. As equipas criadas ao ignorar esta regra podem ser excluídas. Em caso de reincidência, os jogadores podem ser diretamente punidos.

  • Se uma nova equipa for criada para ignorar estatísticas boas ou más, a nova equipa poderá ser excluída e, se as circunstâncias exigirem penalizações, serão dadas aos jogadores. As partidas disputadas mantêm-se inalteradas.
  • Se os pontos de penalização foram anulados, a nova equipa será eliminada e as penalizações correspondentes serão dadas à equipa antiga. As partidas jogadas mantêm-se inalteradas.
  • Se um bloqueio for ignorado, a nova equipa será excluída e o bloqueio será reiniciado na conta antiga da equipa. As partidas jogadas são removidas.

A tentativa de evitar esta regra não é motivo para abrir um protesto. Protestos criados neste âmbito serão rejeitados. Todas as sugestões devem ser enviadas via bilhete de suporte. Depois, todas as diligências apropriadas serão iniciadas contra a equipa e / ou jogadores visados.

6.6. Penalizações específicas do jogo

Infração Número de Pontos de Penalidade
Configurações
Ficheiro Config com configurações proibidas (1) Aviso | (2) Jogador: 2 | Equipa: 2 por configuração ilegal e eliminação da partida
Script proibida Jogador: 2, 4 ou 6 | Equipa: 2, 4 ou 6 e eliminação da partida
Ficheiros personalizados Jogador: 2 | Equipa: 2 e eliminação da partida
Modelos incorretos Jogador: 3-6 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Ficheiros da partida
Demos em falta ou incompletas Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Ficheiro ESL Anticheat em falta ou incompleto Jogador: 3 | Equipa: 3 e eliminação da partida
Ficheiro Linesman em falta ou incompleto (1) Aviso | (2) Jogador: 2 | Equipa: 2
Ficheiros da partida em falta com suspeita de batota Jogador: 6 | Equipa: 6 e eliminação da partida
Comportamento antidesportivo
Streaming pessoal sem delay (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
Coaching / Ajuda dos espetadores (1) Aviso | (2) Jogador: 1-3
Utilização de Bug Jogador: 2 | Equipa: 2 por utilização
Self-Kills Jogador: 2 | Equipa: 2 por partida
Outros Jogador: 1-4 | Equipa: 1-4

As partidas são apagadas se o jogador/equipa que cometerem as infrações não perderem a partida. Num torneio ou liga é atribuída vitória por defeito em vez de se apagar a partida.

7. Premiação

Os prémios estipulados não podem ser trocados pelo seu valor em dinheiro ou outro serviço/merchandising. Se por algum motivo, qualquer um dos prémios anunciados não estiver disponível, o patrocinador reserva-se o direito de substituí-lo por um prémio de valor igual ou superior. Os prémios não são transmissíveis, se um jogador não puder ou não aceitar um prémio, ele será atribuído ao próximo vencedor.

  • No caso de prémios físicos (hardware, periféricos, jogos, ...), estes só serão enviados para endereços nacionais. Se houver um membro da equipa que seja estrangeiro e deseje receber o seu prémio, será da responsabilidade da equipa ou dos colegas assegurar a entrega do mesmo.
  • Note-se que o valor referente a prémios em que os jogadores/equipas ganham em dinheiro, só será transferido para uma conta bancária sediada em Portugal. Se um jogador não tiver uma conta sediada em Portugal, o jogador deverá criar uma ou indicar uma conta de outro companheiro de equipa, em que este último confere, por escrito, a autorização para os devidos efeitos.

7.1. Prazo de entrega

A entrega dos prémios poderá demorar até 90 dias, contados a partir do início do processo de inscrição. A organização fará tudo o que for possível para que o jogador/equipa possa desfrutar do prémio o mais rapidamente possível.

É importante que os jogadores e as equipas saibam que têm um período de 60 dias, a partir da data em que a ESL solicita o preenchimento do documento com os dados do vencedor. Após esse tempo, os jogadores/equipas não podem reclamar a sua parte do prémio, independentemente das circunstâncias.

Aquelas competições em que os jogadores/equipas devem reivindicar o prémio, têm o mesmo período de aplicação (60 dias). Caso contrário, a solicitação do prémio será rejeitada.

7.2. Reivindicação de prémio

A ESL Portugal vai tratar de todo o processo para os seguintes prémios:

  • Prémios em dinheiro;
  • Prémios com pedido de dados pessoais.

As competições em que o prémio não se encontra descrito nos pontos anteriores, serão os próprios jogadores/equipas que devem solicitar os referidos prémios. Em caso de dúvida, poderá visitar a secção de prémios na aba "Info" da competição para confirmar se devem ou não reclamar o prémio.

7.3. Responsabilidade

O líder/capitão da equipa será responsável pela distribuição dos prémios e informará os seus jogadores sobre quaisquer erros com os dados. A ESL Portugal não é responsável pela má administração ou distribuição feita pelo capitão.