Rules
SteelSeries Counter-Strike: Source Season 1 Groupstage

1.  Regras
1.1.  Geral
1.2.  Conduta
1.6.  Horários
1.8.  Notas
2.  Cheating
2.1.  Geral
3.1.3.  Novo Protocolo*
3.1.5.  Nacionalidade*
3.2.  Equipas
3.2.6.  Equipas 2on2
3.3.  Cyber cafés
4.2.  Ladders
4.2.2.  Entradas
4.2.3.  Saídas
4.3.  Premierships
4.3.2.  Entradas
4.3.3.  Saídas
4.4.1.  Entradas
4.4.2.  Saídas
5.  Partidas
5.2.  Servidor
5.2.3.  Ping
5.4.  Resultados
6.1.  Screenshots
7.1.  Geral
7.2.1.  Insultos
7.2.2.  Spamming
7.4.  Fraudes
7.4.1.  Partidas falsas
7.4.4.  Outras fraudes
7.8.  Cheating
7.8.2.  Cheating
8.  Acordos
9.1.1.  Equipas*
9.1.2.  Jogadores*
9.1.4.  SteamID*
9.2.2.  HLTV*
9.2.4.  Acordos*
9.2.6.  Wildcards*
9.3.3.  Mapas*
9.3.6.  ESL Aequitas*
9.5.1.  Screenshots*
9.5.2.  Demos*
9.6.2.  Bugs Gerais*
9.7.  Penalidades*
9.7.1.1.  Demos*
9.7.1.2.  Aequitas*
9.7.1.3.  Screenshots*
9.7.2.  Configurações*
9.7.2.2.  Scripts*
9.7.3.  Cheating*
9.7.3.1.  Cheating*
9.7.3.3.  Morte intencional*
9.8.  Anotações*
10.1.5.  Risultato
10.1.6.  Game Account

* This rule is game or leaguespecific. All other rules apply to all other leagues, too.



1.  Regras
1.1.  Geral
As regras aqui descritas são vinculativas a todos os participantes da ESL. Toda a pessoa que se registe na ESL declara automaticamente que ele/ela leu e compreendeu estas regras na sua totalidade e que em toda a consciência se submeterá ao seu cumprimento.
Visto que alterações estruturais são efectuadas permanentemente na ESL, as seguintes regras não são definitivas, podendo ser, em parte ou mesma na sua totalidade, modificadas ou actualizadas em intervalos irregulares de acordo com as circunstâncias. Por este motivo, todos os jogadores deverão ler estas regras regularmente. Quaisquer modificações serão anunciadas pelos responsáveis das ligas na secção de notícias.
1.2.  Conduta
Todos os jogadores deverão respeitar os adversários. Se um jogador se comportar de maneira não apropriada será advertido com um aviso ou com uma forma diferente de penalização, estando ainda a equipa do jogador em questão sujeita a ser banida da época em curso.
1.3.  Versões de Jogo
Todos os participantes da liga têm a obrigatoriedade de possuir uma versão original e legal do jogo jogado. Se for provado que o jogador utiliza uma cópia pirata do jogo em questão, ele/ela será imediatamente excluído(a) da liga e banido(a).
A não ser que seja expressamente acordado entre as duas partes, a última versão (patch) do jogo será utilizada para jogar.
1.4.  Cobertura das partidas
A ESL reserva para si os direitos exclusivos relativos à cobertura de partidas da Electronic Sports League. Estão incluídas todas as formas de transmissão, ex: Bots de IRC, Shoutcast, GTV, Transmissão Televisiva etc. Se a partida se disputar num servidor a que os administradores da ESL não tenham acesso directo, terá de se assegurar que o mesmo tenha slots disponíveis para os clientes de cobertura.
A Electronic Sports League pode atribuir os direitos de uma partida a terceiros ou aos próprios jogadores. Neste caso, termos e condições teriam de ser negociadas com a direcção da ESL num período anterior à disputa da partida.
1.5.  Rectificação dos termos e condições
A equipa da ESL reserva-se ao direito de modificar as regras a qualquer momento de acordo com os renovados termos e condições. Uma mudança das regras poderá ocorrer durante a época, sendo que nesse se torna efectiva de imediato. Contudo, por regra, as mudanças são anunciadas com a devida ressalva de tempo na página de notícias. Se necessário, os jogadores serão também alertados via e-mail.
1.6.  Horários
Todas as horas apresentadas são GMT (CET -1).
1.7.  Textos internos
Todos os textos escritos em bilhetes de suporte ou protestos, ou escritos pelos administradores para membros de uma certa liga ou torneio, não podem ser publicados sem a permissão da Electronic Sports League.
1.8.  Notas
Se um jogador ou equipa tiver alguma sugestão de melhoramento, é possível comunicá-la através do formulário de suporte na página da ESL ou directamente a um admin.
2.  Cheating
Se um membro de uma equipa inscrita na ESL for apanhados a fazer “batota” durante uma partida, seja ela oficial, por gozo ou num torneio em LAN, então o caso será tratado como se essa ofensa tivesse ocorrido no decorrer de uma partida da ESL.

Quando um programa anti-cheating acusa uma violação, é assumido que o jogador é culpado a não ser que o mesmo prove a sua inocência.
2.1.  Geral
Todas as formas de batota em jogos ESL são estritamente proibidas e sancionadas pela Electronic Sports League. Jogadores que utilizem batotas fora da ESL podem eventualmente ser bloqueados na ESL em função das provas disponíveis. Note-se que não se aceitam demos ou screenshots publicamente submetidas para estes casos.
2.1.1.  Tentativa de ludibriar o ESL Wire Anti-Cheat
A utilização de programas (ou "hacks") para ludibriar, modificar ou de algum modo manipular o ESL Wire Anti-Cheat é proibida.
Qualquer utilização deste tipo será penalizada pela regra "7.8 Cheating". Mesmo em caso de testes a esses programas em partidas exteriores à ESL, será aplicada esta regra.
2.2.  Modificações legais dos Jogos/Mods
Rigorosamente falando, todos os programas, customizações e modificações que não fazem parte do jogo original são proibidos em qualquer partida da ESL. As excepções são explicadas separadamente nas regras de jogos ou competições respectivas.
2.2.1.  Programas e mudanças de configurações legais
Todos os programas de comunicação de voz são permitidos (ex: Teamspeak, Roger Wilco etc.).
Mudanças de script e de configuração são permitidas a não ser que sejam parcial ou totalmente proibidas nas regras do respectivo jogo.
2.2.2.  Programas e modificações de configurações ilegais
Programas que dêem vantagem durante uma partida (ex: drivers que possibilitem a remoção das paredes (ASUS, Wallhack)) são proibidos. Quaisquer programas que modifiquem o jogo em qualquer aspecto são proibidos.
2.2.3.  Programas novos e/ou modificações
Programas novos e/ou modificações são proibidos a não ser que estejam especificadamente mencionados como legais. Se um(a) jogador(a) quiser usar um programa novo ele/ela terá de pedir autorização a um administrador atempadamente, podendo este verificar a legalidade do mesmo.
2.2.4.  Programas obrigatórios
Programas adicionais foram desenvolvidos para alguns jogos. Estes servem principalmente para garantir a justeza das partidas. Estes programas obrigatórios estão listados nas regras específicas de cada jogo.
2.2.5.  Modificações no servidor
Modificações no servidor que não estão explicitamente mencionadas como legal ou ilegal nas regras, apenas são permitidas se não afectam a jogabilidade original.
3.  Equipas e jogadores
3.1.  Registo de jogadores
Todos os jogadores no acto de registo têm que fornecer o seu endereço de e-mail actual. Um jogador só se pode inscrever na ESL uma única vez. Se um jogador já não for capaz ou não quiser utilizar a sua conta, ele terá que comunicar tal facto através do formulário de ajuda, especialmente se quiser criar uma nova conta.

Se for provado que uma conta de um jogador ou equipa foi apagada devido à demasia de pontos de penalização, esses pontos serão transferidos para as novas contas.
3.1.1.  Nicknames e URL Aliases
A Turtle entertainment reserva-se no direito de editar Nicknames e/ou URL aliases, se o utilizador falhar no cumprimento dos seguintes requisitos.

Nicknames/aliases são proibidos se:
* são protegidos por direitos de terceiros sempre que o utilizador não tenha autorização para a sua utilização
* quando se assemelham ou são idênticos a uma marca registada, não interessando em que condições foi registada
* quando se refere a personalidades
* consiste em nomes de produtos da Turtle Entertainment
* quando são idênticos a nomes de empregados da Turtle Entertainment

Tal como quaisquer nicknames/aliases puramente comercial (por exemplo nomes de produtos), difamação, perjurativo, ofensivo, vulgar, obsceno, anti-semitismo, incitando ódio, ou ofensas ao bons costumes são proibidos.

Nomes reais de pessoas não deverão ser usados como nicks, nem nomes próprios. O uso de palavras alternativas, trocadas, com o intuito de evitar os requisitos em cima é ilegal. Reservamo-nos ao direito de mudar, trocar ou apagar nicks caso seja necessário. Os requisitos acima indicados dizem também respeito aos nomes das equipas.
3.1.2.  Fotos dos jogadores
A foto deve mostrar a cara do jogador. Para outro tipo de imagens (logotipos, outros graficos, fotos de outras pessoas, de outras partes do corpo, etc.) usem a função do logo. A fotografia deve estar sempre actualizada, sendo a manipulação da aparência do jogador proíbida. Usa a função upload logo 100x100.
3.1.3.  Novo Protocolo
O Novo Protocolo é a designação atribuída pela ESL Portugal ao conjunto de práticas e decisões que fundamentam a extinção do anonimato nas competições E-Sports. Os jogadores das competições ESL Portugal devem cumprir com os seguintes requisitos:
• Primeiro e último nome inseridos
• Idade inserida
• Localidade inserida
• Nacionalidade e País inseridos
• Fotografia inserida de acordo com o artigo 3.1.2.
• Todas as informações anteriores devem estar devidamente correctas (sem fantasias) e publicadas no perfil (visíveis a todos os utilizadores)

É tanto da responsabilidade dos jogadores como das equipas fazer cumprir esta regra. No caso de incumprimento severo desta regra, as equipas ou jogadores lesados podem protestar alegando que o seu adversário está em irregularidade. Em função da gravidade da infracção, o administrador pode atribuir default win, eliminar a partida ou remover a equipa do torneio/ladder.
3.1.4.  País de Residência
O país que o jogador coloca no seu perfil deve corresponder com o seu país de residência. Se o jogador inserir um país de residência deliberadamente falso poderá ser punido através de uma escala de 1 a 3 pontos de penalidade.

Se o país do jogador é alterado de forma a evitar as restrições de uma competição (ex: min. Trusted Level), ele receberá dois pontos de penalidade. O jogador é bloqueado durante uma semana. Se o jogador jogar com residência falsa para uma partida ESL, a equipa receberá 3 pontos de penalidade e a partida é eliminada.
3.1.5.  Nacionalidade
A nacionalidade de um jogador deve ser aquela que poderá ser provada com o documento de identificação (ex.: cartão do cidadão). Se o jogador inserir uma nacionalidade deliberadamente falsa poderá ser punido através de uma escala de 1 a 3 pontos de penalidade. A penalidade será suprimida caso o jogador prove a sua inocência (através de documentos oficiais).
3.2.  Equipas
De forma a poderem participar nos Torneios da ESL, uma equipa terá de ter um nome, uma tag, um logotipo (100x100 pixels) e uma homepage. O nome não necessita ser definitivo, mas nós reservamo-nos ao direito de tratar os nomes de todos os clans bem conhecidos como protegidos legalmente (ex: se uma equipa se quiser chamar “Mortal Teamwork”, tal não será permitido). Nomes ilícitos não serão permitidos ou serão apagados de imediato quando descobertos. Adicionalmente, os administradores não permitirão nomes que sejam de alguma forma imorais. A homepage deverá mencionar todos os membros da equipa e o seu respectivo e-mail, juntamente com a informação relativa a ICQ e/ou IRC. Estes dados terão de permanecer actualizados.
3.2.1.  Jogadores em equipas
Um jogador só poderá ser membro de uma equipa dentro de um jogo/mod. Isto significa que é proíbido a um jogador jogar por duas equipas na mesma ladder. O mesmo se aplica para uma premiership e uma ladder no mesmo Mod (5on5, CTF, etc). Todos os jogadores da equipa deverão constar na homepage da equipa assim como na página da equipa da ESL. Em caso de dúvidas, a base de dados da ESL é que conta.
3.2.3.  Mudanças no nome da equipa
Uma equipa poderá alterar o seu nome a qualquer altura. Isto também se aplica quando uma equipa é reestruturada. Os pontos e os resultados da equipa serão nesse caso transferidos.
Modificar o nome da equipa de forma a enganar os adversários é proíbido. O nome anterior da equipa terá de ser mencionado na página da mesma. Mudanças permanentes ou desordenadas do nome da equipa são proíbidas e podem resultar numa punição com pontos de penalização.
3.2.4.  Fusão de equipas
Se duas equipas se fundirem, são livres de escolher uma das duas contas que pretendem continuar a usar. A(s) outra(s) conta(s) será(ão) então desactivada(s). Resultados e dados só poderão ser adoptados por ligas diferentes. Se ambas as equipas disputaram a mesma competição, os dados referentes às equipas são apagados.
3.2.5.  Várias divisões (sub-equipas) por equipa numa ladder
Cada equipa poderá formar divisões (sub-equipas) para uma ladder. No entanto, apenas uma divisão se pode qualificar para uma Premiership. Não é permitido a uma equipa ter mais de uma divisão numa Premiership. As duas divisões da mesma equipa nunca se poderão defrontar.
3.2.6.  Equipas 2on2
Às equipas 2on2 só são permitidos exactamente dois jogadores / membros. Uma equipa 2on2 é fixa e só pode conter 2 membros, ou seja, assemelha-se mais ao formato 1on1 que a uma equipa normal. Mudança de jogadores é proibída a não ser que a equipa 2on2 saia da liga, se rearranje ou se registe de novo.
3.2.7.  Mudança de divisões, sub-equipas, etc
Uma conta de equipa pertence ao líder da mesma ou, em alguns casos podendo ser a mesma pessoa, à pessoa que a criou. Contudo: se uma divisão se qualificou para uma premiership / taça / pro-series ou algo semelhante, qualifica-se em nome da equipa. Isto significa que a equipa é qualificada mesmo que a divisão que jogou já não faça parte dessa equipa (porque mudou de equipa ou decidiu emancipar-se p.e.).

Exemplo: A equipa “BigClan” tem uma divisão que se qualificou para a premiership. No entanto, essa divisão decide mudar de equipa durante a época e torna-se parte da equipa ”AnotherBigClan”. Neste caso, a equipa “BigClan” pode eleger uma nova divisão para tomar o lugar da anterior, e continuar a participar na Premiership pela “BigClan. A equipa “AnotherBigClan” não tem direito de participar na premiership.
3.3.  Cyber cafés
Cyber cafés ou estabelecimentos semelhantes que oferecem aos seus clientes a possibilidade de participar na ESL, têm que contactar o admin responsável. Têm que registar todas as SteamIDs que pretenda usar e também têm que informar o admin dos seus IPs. Todos os jogadores e clãs que querem jogar no cyber café têm que estar listados na sua página de entrada.

Adicionalmente, os jogadores têm que estar registados com o admin responsável. O cyber café é responsável pela correcção da informação e também têm de verificar os jogadores para ter a certeza que nenhum outro jogador participa num jogo da ESL usando o nickname de outro jogador.
Em caso de problemas a ESL reserva o direito de excluir o cyber café envolvido.

Actualmente o admin responsável é o stinger ([email protected])
Cyber cafés registados.
4.  Ladders, premierships e taças
4.1.  Notas gerais relativas ao sistema de liga
A ESL tem vários sistemas de jogo à escolha. Para conhecer as várias competições disponíveis para o seu jogo em particular, deve consultar a página da respectiva secção.
4.2.  Ladders
4.2.1.  Termos e condições gerais
Pontos:
As ladders na Electronic Sports League são baseadas no sistema de pontos ELO. O cálculo de pontos de qualquer jogo é baseado na posição do jogador/equipa da ladder, a posição dos seus adversários e o resultado do jogo. Para uma descrição detalhada, por favor ler o FAQ.

Desafios numa ladder:
Qualquer participante pode desafiar outro, não interessa se a equipa/jogador está em primeiro ou em último. O desafio pode ser recusado pela outra equipa/jogador se o jogador(a) o desejar.
No entanto, se a equipa desafiada estiver a 20 lugares acima da desafiante, a recusa é penalizada com um ponto de penalidade. A equipa desafiada ficaria em último lugar na ladder com mais um ponto. Jogadores ou equipas que tenham mais de cinco desafios, aceites ou não, não podem criar ou receber mais desafios. Isto está configurado automaticamente no sistema da ESL e não pode ser mudado por jogadores ou equipas.

Apenas um jogo é permitido entre os dois participantes num espaço de 7 dias. Após a equipa/jogador ter sido desafiado, mais desafios entre as mesmas equipas/jogadores são bloqueados por 7 dias. Após este prazo, a equipa/jogador podem voltar a desafiarem-se.
4.2.1.1.  Intensificação Top 10
A chamada “protecção de spam de desafios” não se aplica dentro das ladders com mais de 20 participantes e 5 partidas em aberto se ambas as equipas / jogadores estiverem no Top 10 da ladder. De qualquer forma, qualquer desafio entre equipas posicionadas no Top 10 é automaticamente um desafio obrigatório.
4.2.2.  Entradas
Os jogadores e equipas podem entrar ou sair de uma ladder a qualquer altura independentemente do status quo da época.
4.2.3.  Saídas
Ao deixar uma liga, a pontuação do jogador ou da equipa é automaticamente colocada em hibernação. Após deixar a liga, a equipa ou o jogador poderá reentrar na mesma ladder somente duas (2) semanas depois, no mínimo. A pontuação é então reactivada.
4.2.4.  Partidas em estado "open"
Apenas são válidas partidas no estado "open". Não é da responsabilidade dos admins o facto de o jogador ter efectuado um jogo no estado challenge e reclamar o resultado do mesmo.
4.3.  Premierships
4.3.1.  Termos e condições gerais
Só há duas maneiras de uma equipa poder participar na premiership: ou se qualifica a partir de uma exemplar participação numa ladder ou é nomeada pelos admins da ESL.
4.3.2.  Entradas
As equipas entram na premiership no início da época da mesma. Não é possível entrar na premiership enquanto esta decorre.
4.3.3.  Saídas
As equipas podem sair da premiership a qualquer altura. Todos os resultados relativos às partidas dessa equipa serão então apagados.
4.3.4.  Contas das equipas
A conta da equipa que se qualifica e joga na Pro Series será a partir deste momento referenciada como “conta”.

1. A equipa possui a conta.

2. Cabe à equipa seleccionar os jogadores participantes na conta, sendo estes os criadores originais da conta ou não.

3. A equipa não poderá modificar o nome da conta até ao final da época.

4. A conta não é transferível.

Estras regras são directivas. Casos especiais são tratados e avaliados separadamente.
4.4.  Taças e outros eventos
4.4.1.  Entradas
Uma equipa pode entrar numa taça consuante as regras estabelecidas para a competição em questão.
4.4.2.  Saídas
Uma equipa pode sair de uma taça consoante as regras estabelecidas para a competição em questão.
4.5.  ESL Pro Series
A ESL Pro Series é uma “Premiership” e desenrola-se de acordo com estas regras.
4.6.  ESL Amateur Series
5.  Partidas
5.1.  Preparação das partidas
Além de desafiar outras equipas via a página da ESL, é também recomendado que contacte a equipa desafiada via e-mail, IRC, ICQ ou qualquer outro método uns dias antes da partida.
5.1.1.  Transmissões das partidas
Todas as formas de transmissão de partidas são permitidas se ambos os participantes concordarem. Se um dos participantes quiser transmitir a partida, os detalhes da transmissão terão de ser discutidos antes do início da partida.
Mais detalhes podem ser encontrados na regra 1.4. Cobertura das partidas
5.1.2.  Combinações de partidas
Qualquer tipo de combinação tem de ser feito antes do início da partida.
Ver 8.1 Notas sobre combinações para mais informações.
5.2.  Servidor
5.2.1.  Escolha de servidor
Caso um servidor de jogo seja necessário, os jogadores deverão chegar a acordo quanto a um servidor. No caso de não se chegar a acordo, cada equipa decide um mapa a ser jogado em cada um dos dois servidores das equipas. As equipas podem é claro escolher jogar num servidor completamente neutro, se assim o desejarem.
5.2.2.  Configurações de servidor
As configurações do servidor mencionadas nas várias regras de cada jogo terão de ser obedecidas. Todas as configurações do servidor terão de ser verificadas antes do início da partida. Assim que a partida começa, é considerado que os servidores aceitaram as configurações presentes.

Se durante a partida alguma configuração de servidor for alterada, deverá ser chamada a atenção ao administrador do mesmo imediatamente. No caso de protesto, terá de ser provado usando screenshots e/ou demos.
5.2.3.  Ping
A internet é permanentemente mutável e a ligação a um servidor nem sempre é perfeita. As equipas / jogadores têm de estar de acordo num servidor que ofereça a ambos os lados igualdade de ping. No entanto, cada jogador deverá saber que, por vezes, terá que jogar com uma diferença de ping desfavorável. Neste caso temos de apelar ao fair play das equipas/jogadores. O direito de mudar de servidor ou de fakelag não existe.
5.3.  Configurações de jogador
As configurações de cliente que estão listadas nas regras específicas de cada jogo são para ser cumpridas.
5.4.  Resultados
Ambos os jogadores / equipas são responsáveis por submeter os resultados correctos. Ambos os jogadores / equipas poderão submeter um relatório detalhado ou comentários sobre a partida. Os admins podem também dar entrada de relatórios, escrito por eles próprios ou terceiros.
No caso de uma das equipas chegar atrasada para disputar uma partida, a formação adversária deverá esperar pelo menos 20 minutos antes de submeter qualquer tipo de resultado.
No caso de existirem discrepâncias em relação ao resultado final, ambas as equipas / jogadores deverão manter screenshots / demos do jogo que possam ser enviadas aos admins quando requeridas.
5.5.  Acções ilegais
Se uma equipa não aparecer a tempo para uma partida, recebe pontos de penalização que serão averbados se, 20 minutos depois da hora marcada, a equipa não aparecer para o compromisso assumido. Sair de um servidor a meio do jogo sem uma boa razão é proíbido.
5.6.  Resolução de problemas / procedimentos para protestos
Por regra, todas as partidas deverão ser disputadas até ao fim. Se houver algum problema, terá de ser anunciado claramente por um dos jogadores declarando “Protesto”. Assim que a partida terminar, o formulário de protesto do website deverá ser preenchido. Os admins verificarão o caso com a ajuda do formulário, impondo uma penalidade se necessário.

Um protesto terá de ser apresentado não mais de 72 horas depois do início da partida em questão. Um protesto terá de ser apresentado usando o formulário respectivo. Não é possível apresentar um protesto através do formulário de suporte. A equipa adversária tem 72 horas para comentar as acusações que se lhe são feitas. Um pedido adicional de comentário não é necessário visto que a notificação do caso é enviada automaticamente,

Se nenhuma resposta for recebida nesse prazo de 72 horas, a equipa perde o direito de se fazer ouvir e o admin terá de decidir baseado somente nas informações de que dispõe.

Os códigos de conduta terão de ser respeitados num acto de protesto. Conduta incorrecta verbal ou abusos de qualquer natureza serão punidos com pontos de penalização.
5.6.1.  Falta de comparência
Se um jogador ou equipa não aparecer numa partida à hora designada (mais 20 minutos de tolerância), tal é registado na página de resultados. De forma a evitar que as datas ou horas das partidas não são esquecidas ou confundidas, recomenda-se aos particpantes que visitem a página da ESL regularmente.
5.6.2.  Equipa com jogadores insuficientes
Caso uma equipa não apresente o número estipulado de jogadores para disputar uma partida, pode na mesma participar se conseguir apresentar o número mínimo permitido de jogadores. A não ser que algo esteja expressamente dito nas regras específicas do jogo, o número mínimo permitido de jogadores é o número normal de uma equipa menos um elemento. A equipa adversária pode decidir retirar jogadores da sua formação de forma a tornar a partida mais justa. A partida poderá também ser adiada, caso ambas as equipas estejam de acordo.
5.6.3.  Irregularidades de jogo
Se uma equipa praticar uma irregularidade de jogo, o melhor procedimento a tomar é enviar um mail para o suporte através a página da ESL. A ID da partida e uma descrição exacta da irregularidade terá de ser referida neste mail. As acusações terão de ser fundamentadas e a página onde essas provas podem ser vistas também terá de ser disponibilizada.

A função de suporte deverá ser utilizada apenas quando o problema ocorre fora da partida. Os problemas que digam respeito à partida directamente deverão ser tratados através da função de protesto.
5.6.4.  Problemas de servidor
Se ocorrerem problemas com o servidor, um servidor diferente deverá ser encontrado e utilizado. Se não for possível arranjar nenhum outro servidor num prazo aceitável e o servidor original continuar não funcional, a partida poderá ser retomada numa hora/data posterior.
5.6.5.  Um Jogador sair (Involuntariamente)
No caso de um jogador sair do jogo (ex: Sair Involuntariamente devido a problemas técnicos), nesse caso ou o jogo fica em pausa ou recomeçam o mapa, se a equipa oponente concordar. No caso de um jogador sair, um substituto registado na equipa pode entrar no jogo, no lugar do jogador que saiu.
5.7.  Validação dos encontros
6.  Dados e registos
6.1.  Screenshots
Uma screenshot do resultado no ecrã deverá ser tirada após cada partida. As screenshots deverão ser enviadas para a página com os detalhes da partida directamente após o terminus da mesma. Uma screenshot de um dos jogadores de cada equipa é suficiente. A não existência de screenshots leva à assunção da existência de uma chamada partida falsa (“fake match”), ou seja, uma partida que nunca se realizou. As screenshots deverão ser enviadas num período de 24 horas após o final da partida.
6.2.  Demos e replays
Se o seu jogo suporta a função demo ou replay, é obrigatório que todos os jogadores a usem. As demos deverão ser guardadas pelo menos 14 dias e terão se ser apresentadas a um admin no caso de este as pedir.

Se um jogador ou equipa suspeitar que outra equipa está a violar qualquer regra durante uma partida, a equipa adversária poderá ser obrigada a enviar a demo de imediato. Os admins só deverão ser chamados caso as dúvidas subsistam após o visionamento das demos. Neste caso, o jogador ou equipa pode enviar as demos respectivas ao admin. O admin avançará com os procedimentos devidos.

É recomendado que todas as equipas disponibilizem voluntariamente as demos ao público de forma a manter a ladder transparente e interessante. Para verificar as regras específicas, é favor ler as regras de jogo respectivas.
7.  Penalizações após irregularidades
7.1.  Geral
Se um jogador ou equipa negligencia ou viola uma ou mais regras da liga, pode sofrer várias consequências, dependendo da severidade da situação. A ESL possui um catálogo oficial de pontos de penalidade a serem atribuídos de acordo com a situação.
Se um castigo afecta um jogador numa partida de equipa, ambos o jogador e a equipa recebem os mesmos pontos de penalidade. Um máximo de 6 pontos de penalidade podem ser atribuídos por jogador e por equipa numa única partida.

O admin responsável decide, conforme a situação, se o jogo deve ou não ser avaliado e, respectivamente, apagado. Infracções cometidas pela equipa derrotada raramente levam à anulação da partida.

Além dos pontos de penalidade, os jogadores e equipas podem ser barrados se acumularem uma certa quantidade de pontos de penalidade:

– Após obterem 4 pontos de penalidade: 1 semana de suspensão
– Após obterem 8 pontos de penalidade: 2 semanas de suspensão
– Após obterem 10 pontos de penalidade: 4 semanas de suspensão

Jogadores e equipas barradas têm de acabar de jogar as suas partidas abertas. Não podem, contudo, criar novos desafios, nem serem desafiados. Jogadores e equipas suspensas não podem jogar em partidas de equipa; podem apenas jogar em partidas 2on2 abertas, visto que equipas 2on2 formam um alinhamento único.

Como regra, os pontos de penalidade expiram após um certo período de tempo. Existem diferentes períodos, conforme a quantidade de pontos acumulados:

– 1 a 2 pontos de penalidade: 2 meses
– 3 a 6 pontos de penalidade: 3 meses
– 7 pontos de penalidade: 6 meses
– 12 pontos de penalidade: 2 anos (ver Cheating, regra 7.8)

Um jogador ou equipa pode receber um máximo de 11 pontos de penalidade. Uma conta de jogador ou equipa que receba 12 ou mais pontos de penalidade é expulsa de todas as ligas e só poderá voltar a estas quando a soma dos seus pontos de penalidade for inferior a 12.
Expulsões são independentes da hora do dia e expiram durante a noite. Ao jogador não é permitido jogar enquanto o aviso a vermelho em formato de caixa está no seu perfil ou da equipa.

Em casos particulares, as penalidades impostas pelos admins podem variar das listadas no catálogo de pontos de penalidade. Os admins podem impor castigos por situações que não estão listadas aqui. O mesmo se aplica para Streak e remoção de prémios ou criar tickets de protesto/suporte sem objectivo válido.

Penalidades (Pontos de penalidade/Suspensões/Expulsões) dadas numa sub-plataforma da ESL (Ex: ESL Europa, ESL America) são válidas em todas as sub-plataformas da ESL.
7.2.  Quebra da netiquette
Como noutras áreas interpessoais da vida, é também inevitável preservar um determinado grau de educação dentro da ESL. Desrespeitos a esta regra são penalizados de acordo com a sua severidade e frequência. Em casos particulares, as penalidades impostas pelos admins podem variar do grau de penalização mencionado abaixo.
7.2.1.  Insultos
Todos os insultos que ocorrerem em ligação com a ESL serão punidos. Isto inclui principalmente insultos durante uma partida, mas também insultos no site da ESL (fóruns, comentários das partidas, comentários dos jogadores, pedidos de suporte, páginas de protesto, etc.). Insultos via IRC, ICQ, e-mail ou qualquer outro tipo de media, serão penalizados, se uma ligação à ESL for dada e provada.

Insultos extremos, tais como afirmações radicais ou ameaças físicas podem levar a castigos fortes, incluindo expulsões e anulação das contas.

Aviso escrito para o primeiro insulto
1 Ponto de penalidade + 1 semana barrado – Aplica-se ao segundo insulto ou o primeiro insulto sério
2 Pontos de penalidade + 2 semanas barrado – Aplica-se ao terceiro insulto ou segundo insulto sério
3 Pontos de penalidade + 3 semanas barrado – Ofensas subsequentes

O factor decisivo aqui é a quantidade de penalidades activas de insultos, porém a gravidade dos insultos também será levada em conta.
7.2.2.  Spamming
A colocação excessiva de contribuições escritas fúteis, incomodativas ou ofensivas na ESL é considerado "spam".
"Spam" no site (fóruns, comentários das partidas, comentários dos jogadores, pedidos de suporte, páginas de protesto, etc.) será penalizado como descrito:

1 ponto de penalidade para o primeiro caso de "spam"
2 pontos de penalidade para o segundo caso de "spam"
3 pontos de penalidade para o terceiro e futuros casos de "spam"

O factor decisivo aqui é, outra vez, a quantidade de penalidades activas para "spamming".
7.3.  Comportamento anti-desportivo
De maneira a assegurar um curso bem regulado e agradável de jogo, é inevitável que todos os jogadores actuem de uma forma desportiva e justa. A quebra desta regra será penalizada com 3 a 6 pontos de penalidade; as ofensas mais importantes e comuns encontram-se listadas abaixo. No entanto, um admin pode impor penalidades para ofensas não listadas que são anti-desportivas (p.ex. incomodar os jogadores desnecessariamente), seguindo esta regra.
7.3.1.  Falta de comparência
Equipa

3 pontos de penalidade. Se o adversário não aparecer para disputar uma partida, então não é necessário apresentar um protesto. Basta apenas escolher a opção que diz que o seu adversário não compareceu, na página de resultados. Quando escolhe esta opção, todos os outros campos devem ser deixados em branco.

1on1
2 pontos de penalidade. Deve ser seguido o mesmo procedimento que é aplicado nas partidas de equipa (ver 7.3.1.1.).
7.3.2.  Abortar partidas
4 pontos de penalidade. Se o seu adversário deliberadamente abandonou a partida, deve apresentar um protesto. Não é permitido introduzir um resultado. Isto seria penalizado como um resultado falso (regra 7.4.2.). Se o jogo estiver suficientemente avançado a um ponto que seja permitido avaliar o resultado, poderá ser concedida uma vitória à equipa que ficou no servidor. A decisão da partida estar ou não suficientemente avançada de forma a poder ser avaliada cabe, em cada caso, ao admin responsável.
7.3.3.  Spamming durante uma partida
3 pontos de penalidade por má utilização da função de chat do jogo para fazer “spam” de maneira a irritar o adversário ou desviar o curso do jogo. A função de chat serve exclusivamente para comunicar com o seu adversário e companheiros de equipa.
7.3.4.  Expulsar jogadores durante uma partida
4 pontos de penalidade. É proíbido expulsar (através do uso de direito de administrador do servidor) jogadores adversários do servidor durante uma partida.
7.3.5.  Configurações do servidor alteradas/erradas
Ambos os participantes devem verificar as configurações do servidor antes de uma partida. Configurações erradas devem ser corrigidas antes do início da partida. Se estas foram apenas detectadas quando a partida já estiver a decorrer, elas devem ser imediatamente corrigidas. Se isto não for possível, p.ex. por o dono do servidor não o permitir, a partida pode ser interrompida de forma a apresentar um protesto. Se as configurações do servidor forem decisivas para o decorrer normal da partida, a partida deve ser reiniciada assim que um dos participantes o desejar.
Se as configurações erradas forem detectadas mais tarde, então ambas as equipas são responsáveis. Se possível, as configurações devem ser corrigidas. No entanto, a partida é apenas repetida se ambos os participantes o desejarem.

Configurações do servidor irrelevantes:
2 pontos de penalidade. Mesmo alterações mínimas que têm pouca ou nenhuma importância para o decorrer do jogo das configurações do servidor são penalizadas.

Configurações do servidor importantes:
4 pontos de penalidade se as configurações (erradas ou alteradas) tiverem uma ampla influência no decorrer do jogo.
7.3.6.  Quebras de combinações
Combinações de acordo com a regra 8.1. que não são cumpridas, são penalizadas como violações à respectiva regra da ESL.
7.4.  Fraudes
Tentativas de iludir os admins ou outros jogadores com declarações, informações ou dados falsos, serão penalizadas da seguinte maneira:
7.4.1.  Partidas falsas
6 pontos de penalidade se uma partida for criada com o propósito de não ser realizada, mas apenas para introduzir um resultado falso de forma a receber pontos ilegítimos na ladder.
7.4.2.  Resultados falsos
4 pontos de penalidade por introduzir um resultado falso, p.ex. quando a partida foi abortada pelo adversário ou quando não deseja jogar a partida. Se surgirem problemas que não podem ser resolvidos entre os participantes de uma partida, deve-se sempre apresentar um protesto.

Nota: Se acordar com o adversário não realizar uma partida, é proíbido introduzir resultados como 0:0. Se não for introduzido nenhum resultado, as partidas são apagadas automaticamente pelo sistema 7 dias após a data de realização da partida, excluíndo partidas obrigatórias (p.ex. geradas pelo Auto-Challenger ou partidas de taças). É também possível apagar partidas manualmente, se ambos os participantes concordarem. O link para esta opção pode ser encontrado na página de configuração da partida.
7.4.3.  Dados da partida falsos
Os dados da partida incluem registos da partida tais como demos, screenshots ou logos que são gerados aquando a realização de uma partida.
A falsificação destes é proibida e é penalizada com 6 pontos de penalidade, independentemente da severidade do caso. Por exemplo: fazer o upload de screenshots sem sentido, à espera que os admins não verifiquem a partida tão cedo não é penalizado tão severamente como quando é feito o upload de screenshots para encobrir uma partida falsa.
7.4.4.  Outras fraudes
Outras tentativas de iludir um admin ou outro jogador são penalizadas com 1 a 4 pontos de penalidade, de acordo com a severidade do caso e de acordo com o julgamento do admin responsável.
7.5.  Uso de jogadores não autorizados
7.5.1.  Jogadores inactivos
3 pontos de penalidade se um jogador cujo seu estado na equipa foi mudado de inactivo para activo há menos de cinco dias e alinhar numa partida. Estes jogadores estão marcados como “inactivo” ou “barrado” na página da equipa na ESL.

No entanto é possível que esses jogadores realizem jogos apenas se a equipa oponente concordar (Ver regra 8.)
Esta regra deve ser ignorada nas 2on2 Ladders.
7.5.2.  Jogadores barrados
6 pontos de penalidade se um jogador barrado participar em qualquer actividade da equipa na ESL. Não é possível utilizar nenhum jogador barrado através de qualquer combinação (regra 8.1.).
7.5.3.  Jogadores não registados
3 pontos de penalidade se um jogador que não está registado na página da equipa na ESL, mas é sabido que faz parte da equipa há já algum tempo, participar numa partida.
7.5.4.  Ringers/Jogadores falsos
6 pontos de penalidade se um jogador que não está listado na página da equipa na ESL nem é um membro conhecido da equipa participar numa partida.
7.6.  Dados em falta
Os dados da partida incluem registos da partida tais como demos, screenshots ou logos que são gerados aquando a realização de uma partida.
7.6.1.  Upload dos dados media da partida obrigatórios
1 ponto de penalidade se não for feito o upload dos dados media da partida obrigatórios (p.ex. screenshots do resultado, demos, replays) 24 horas após a realização desta. Se os dados media de várias partidas estiverem em falta, podem ser atribuídos até 3 pontos de penalidade como penalidade colectiva. Se a situação for normalizada posteriormente, os pontos de penalidade podem ser apagados ou reduzidos, por pedido.
7.6.2.  Registos/media da partida solicitados
1 a 3 pontos de penalidade se não forem entregues os dados a pedido de um admin, ou se estes forem insuficientes. O admin responsável decide quais os dados necessários conforme as circunstâncias (p.ex. demos, logs do servidor, logs de chat, etc.).
7.6.3.  Media da partida solicitado após forte suspeita de "cheating”
6 pontos de penalidade se não forem entregues os dados a pedido de um admin, ou se estes forem insuficientes de maneira a avaliar uma forte suspeita de "cheating".
7.7.  Missing/Wrong Gameaccounts
7.7.1.  Sem haver suspeita de falsificação
3 pontos de penalidade se uma conta de jogo obrigatória de um jogador estiver em falta ou errada após uma partida.
7.7.2.  Com forte suspeita de falsificação
6 pontos de penalidade se uma conta de jogo obrigatória de um jogador estiver em falta ou errada após uma partida e existir, adicionalmente, uma forte suspeita que um ringer ou um jogador falso participou numa partida.
7.8.  Cheating
7.8.1.  Programas / modificações / configurações
Estas penalidades estão explicadas nas regras de jogo específicas.
7.8.2.  Cheating
12 pontos de penalidade para o jogador e 6 pontos de penalidade para a equipa. O uso de “cheats” graves (p.ex. aimbot, wallhack, multihack) é penalizado com um ban de 2 anos da ESL.

Se o jogador, entretanto, se preocupar com assunto activa e intensamente, ele merece uma segunda oportunidade. Após 3 semanas, o “cheater” recebe a sua única oportunidade de entregar um ensaio sobre o tópico “Cheating em jogos multiplayer”. O assunto exacto do ensaio é determinado individualmente. O ensaio completo deverá ser entregue dentro de 2 semanas após a decisão do assunto. É depois analisado intensamente durante uma semana. Se cumprir com os requerimentos (forma e comprimento) e se o seu conteúdo for convincente, o cheater poderá receber uma hipótese de reabilitação. (Mais detalhes sobre a reabilitação)
No caso de haver uma reabilitação, os pontos de penalidade atribuídos poderão ser reduzidos até 7 para o jogador e 5 para a equipa.

As “cheats” nesta categoria estão definidas nas regras de jogo específicas.
7.9.  Contas múltiplas
Como definido na regra 3.1., possuir várias contas na ESL é claramente proibido e é penalizado com 1 a 4 pontos de penalidade de acordo com a severidade do caso. Adicionalmente, todos os pontos de penalidade são transferidos para uma conta e todas as outras contas são apagadas.
Também não é permitido apagar uma conta antiga de forma a criar uma nova. Se se esquecer da sua password de login, é sempre possível contactar os admins através do formulário de suporte ou no IRC, de forma a recuperar a sua conta. Ajuda se introduzir dados que não sejam públicos na sua conta; assim os admins podem confirmar a sua identidade mais facilmente se se esquecer dos seus dados de login.
7.10.  Recusa de desafios obrigatórios
Desafios obrigatórios só se tornam activos em ladders com mais de 30 participantes.
7.10.1.  Desafios obrigatórios normais
1 ponto de penalidade para o desafiado se este estiver posicionado dentro de 20 lugares acima do desafiador na mesma ladder.
7.10.2.  Desafios obrigatórios intensos
2 pontos de penalidade para o desafiado se ambos os participantes estiverem classificados entre o top 10 da mesma ladder.
7.11.  Outras acções ilegais
7.11.1.  Exploração deliberada de bugs no website
Estas penalidades encontram-se dentro do critério do admin responsável e são penalizadas de acordo com sua severidade. Este tipo de acções são, por exemplo, o adiamento/anulação de partidas já confirmadas.
7.12.  Jogadores estrangeiros
Para participar na secção portuguesa em equipas, o número de participantes com nacionalidade portuguesa (no caso de não residir em Portugal terá de provar através de Bilhete de Identidade e Passaporte) ou residência em Portugal de uma equipa tem de ser igual ou superior a 60%. Nunca poderão jogar uma partida mais de 40% de estrangeiros.
8.  Acordos
Certos acordos entre equipas/jogadores são permitidos. Estes acordos podem diferir ligeiramente as regras da ESL. Acordos que diferem bastante não são permitidos.between the teams/players are allowed. Por favor notem que as regras da ESL foram feitas para garantir vantagens/desvantagens para todas as equipas. Não é permitido preencher um protesto depois do jogo e se pensam que o acordo que fizeram resultou em desvantagem para a equipa.

As regras que podem ser mudadas or acordo podem ser encontradas em determinado jogo nas regras com o símbolo (*). Em caso contrário não podem existir acordos.

Todos os acordos entre equipas em adição às regras da ESL devem ser escritos nos comentários de jogos. A outra equipa tem de confirmar os acordos nos comentários também. Para evitar um abuso de edit, um terceiro comentário tem de ser escrito.

Por favor mantenham também screenshots e/ou logfiles dos vossos acordos. Senão cumprirem estas restrições, qualquer protest ou suporte relativamente a estes acordos serão rejeitados.

As seguintes regras não podem ser mudadas por acordo:
- Introduzir resultados em jogos que não foram jogados
- Jogadores bloqueados devido a pontos de penalidade não devem jogar.
9.  Regras específicas CS:Source
9.1.  Condições de participação
Para entrar nas ladders de Counter-Strike:Source é necessário que todos os jogadores e equipas possuam as informações dos seus perfis completas e actualizadas.
9.1.1.  Equipas
As equipas devem preencher todos requisitos descritos no ponto 3.2.
O numero minimo de jogadores terá de ser o seguinte:
5on5 - minimo 5 jogadores com SteamIDs inseridas
9.1.2.  Jogadores
É obrigatório o preenchimento das formas de contacto, como ICQ, IRC ou MSN, e a SteamID.
9.1.3.  Nacionalidade / Falsificação do país
Alterar a nacionalidade no Painel de Controlo de forma a escapar às restrições de nacionalide das ligas é ilegal e será penalizado com 2 pontos de penalidade. O jogador em questão é bloqueado por uma semana. Se um jogador que tenha alterado a sua nacionalidade, participar numa partida por uma equipa, a equipa receberá 3 pontos de penalidade e a partida é apagada.
9.1.4.  SteamID
Qualquer jogador que queira jogar numa ladder tem de ter inserido uma SteamID válida na sua conta. Esta SteamID tem de ser inserida pelo Painel de Controlo (A minha Conta – ID de jogo). Para saber a sua SteamID, pode simplesmente ligar-se a um servidor de jogo e usar o comando “status” na janela da console.
9.2.  Preparação do jogo.
É pedido resolvam quaisquer problemas que ocorram antes do início das partidas. Quaisquer acordos entre os jogadores/equipas sobre datas, servidores de jogo, entre outros, devem ser escritas em comentários na página da partida, para que fique registado.
9.2.1.  Escolha de servidor de jogo
Cada equipa/jogador tem o direito de jogar uma parte da partida no seu servidor. Esta equipa/jogador só pode usar este direito desde que a segunda metade da partida ainda não tenha começado e o servidor alternativo satisfaça os requisitos mencionados nas regras de configuração do servidor.
Se ambas as equipas possuirem servidor de jogo, a primeira parte do jogo será realizada no servidor da equipa que aparece no lado esquerdo dos detalhes da partida, isto se não tiverem chegado a acordo quanto ao servidor onde se irá realizar o jogo.
9.2.2.  HLTV
A presença e transmissão do jogo por HLTV é obrigatória e não está sujeita a debate entre as equipas sobre a sua utilização ou não. O delay (atraso de transmissão) deverá ser de 90 ou mais segundos. A HLTV estará aberta ao público, não sendo por isso permitido o uso de password na mesma.
9.2.3.  Nicknames durante partida
Cada jogador deve utilizar um nickname que seja similar ao nickname inserido no seu perfil ESL. Não é autorizada a alteração do nickname durante a partida. Em jogos de equipa, os jogadores estão autorizados a utilizar a tag da equipa, que tem de ser igual para todos jogadores. No entanto, não poderá ser apresentado um protesto ou aberto um pedido de suporte caso o adversário quebre a utilização desta regra.
Caso um administrador não consiga efectuar o seu trabalho devido à utilização indevida dos nicknames, os jogadores em questão serão punidos com pontos de penalidade.
9.2.4.  Acordos
Todos os acordos devem satisfazer as exigências mencionadas no ponto 8. As seguintes configurações podem ser alteradas se uma equipa assim o preferir:
- sv_voiceenable 0 para 1

As seguintes configurações podem ser alteradas caso ambas as equipas acordarem:
- mp_fadetoblack 1 para 0
- alteração do mapa depois de este ter sido escolhido
- aceitação de jogadores da equipa adversaria que estão barrados devido ao ponto 3.2.2.

O acordo nestas mudanças não deverá depender de outras condições.
9.2.5.  Warm up – Confirmação do mapa
Durante o aquecimento para a partida, as equipas/jogadores devem verificar se as configurações do servidor estão correctas.
Antes do jogo começar, ambas as equipas/jogadores têm de afirmar claramente que estão preparados.
9.2.6.  Wildcards
a. Cada equipa terá um wildcard, que pode servir para cancelar e marcar para outra data um jogo da Fase de Grupos, seja porque motivo for e não sendo obrigados a apresentá-lo. Aconselha-se ás equipas a guardarem o wildcard para quando realmente precisarem. Usar o wildcard sem motivo aparente e perder um jogo mais tarde por problemas reais (exemplo: problemas de internet) será penoso e poderá provocar a eliminação da cup.
b. O wildcard pode ser usado até à hora marcada para o jogo. Se uma equipa tentar usar o wildcard depois de começado o jogo, perdê-lo-á para o adversário ao incorrer em forfeit.
c. Um wildcard usado contra uma equipa que mais tarde venha a desistir ou a ser retirada da cup não será restaurado. Ou seja, continua a contar como usado o wildcard.
d. Equipas que tentarem usar wildcard uma segunda vez perderão por forfeit o respectivo jogo. Não é da responsabilidade dos admins verificar o uso dos wildcards das respectivas equipas em competição.
e. Quando o wildcard é usado, as equipas terão que escolher nova data de imediato para um dos dias da mesma semana dessa ronda ou da semana seguinte o mais tardar , e terão de informar um Admin. Se não chegarem a acordo nas 48h após a data inicial do jogo , o Admin poderá marcar uma data que considere adequada.
f. Só poderão usar igualmente 1 wildcard nos playoffs. É facultado ao supervisor da cup o direito de adiar o jogo.
g. As equipas têm o direito de chegar a acordo para jogar numa data diferente da predefinida, se isto acontecer o wildcard não puderá ser utilizado nesse jogo.
h. As equipas só poderão jogar com 5 jogadores. A impossiblidade de utilização de 1 jogador ou mais pode ser reivincado para uso de wildcard ou no caso de já terem usado o wildcard, a consequência será a perda do jogo para o adversário.
9.3.  Configurações
9.3.1.  Configurações do servidor
Ficheiros de configurações para todas as ladders podem ser encontrados no ficheiro configesl.zip, que contêm também um ficheiro ‘readme’ com as indicações de utilização, e está disponível para download.
As configurações mais importantes podem ser encontradas em “Informações e Detalhes” da ladder em questão.
9.3.2.  Programas para o servidor
O único programa legal para se utilizar num servidor de jogo são o VAC2 e o zBlock.
VAC, HLG, Soundcheck, Metamod, Clanmod ou AMXMod são ilegais.
9.3.3.  Mapas
Lista de mapas da competição:

de_dust2
de_train
de_inferno
de_nuke
de_tuscan
de_contra
9.3.4.  Configurações e scripts dos jogadores
Scripts legais:
- scripts para comprar
- scripts para gravar demos

Os jogadores com configurações com valores errados serão penalizados, mesmo que o ficheiro não se encontre na pasta do Counter-Strike. Se possível, os scripts e as configurações devem ser postos em ficheiros separados. O número máximo de ficheiros config que está permitido a utilizar é 5. De notar que ficheiros config em outras sub-pastas também contam. Os ficheiros de configuração dos servidores da ESL não contam. Se um administrador não conseguir fazer o seu trabalho correctamente em relação a demasiados ficheiros config, os jogadores a quem esses ficheiros dizem respeito serão penalizados. Não é possível a abertura de um protesto ou suporte por utilização de demasiadas configs.
9.3.5.  Ficheiros Customizados
Ficheiros customizados para além das skins pré-definidas do Steam são ilegais.
As skins do Steam somente mudam o aspecto do Steam ou da console. Mudar os modelos, as miras, o HUD, a tabela de pontuações ou outros ficheiros são ilegais.
9.3.6.  ESL Aequitas
O programas ESL Aequitas é um programa anticheats da ESL que também confirma as configurações do cliente. A utilização da versão mais actualizada do Aequitas durante os jogos é obrigatória.
- O uso de aequitas é obrigatório, bem como a gravação de demo individual.
- Caso exista possibilidade de gravação através da SourceTV, esta poderá substituir a gravação pessoal sendo necessário o seu upload para a página do respectivo jogo.
- Qualquer problema que esteja a impedir o uso do aequitas terão que tirar uma screenshot do erro e gravar demo pessoal (com o comando record "nome").
- Falta de ficheiros do aequitas levará à atribuição default win.
9.4.  Durante a partida
9.4.1.  Escolha das equipas
Uma ronda de faca (knife round) tem obrigatoriamente de ser jogador antes do começo da partida. O vencedor deste “knife round” tem o poder de escolher o lado que quer começar (CT ou T). Se uma equipa evitar a conclusão do “knife round” antes do final da ronda, essa equipa será penalizada com 1 ponto de penalização e a equipa adversaria poderá escolher o lado de onde quer começar.
9.4.2.  Saída de jogadores do servidor
Se um jogador sair ou cair durante a partida, esta é pausada. O pause deverá ser posto no principio da ronda seguinte ao qual o jogador caiu, caso este não consiga reentrar no servidor a tempo.
O tempo de espera por um jogador que caiu ou saiu é, no máximo, 10 minutos. Se não estiverem presentes no servidor jogadores suficientes, poderá ser aberto um protesto ou continuar o jogo de acordo com a regra “Quebras ou intervalos da partida”.
Excepção para a ladder 5on5: o tempo de espera é de, no máximo, 5 minutos. Se mais jogadores caírem ou saírem o tempo de espera é de 10 minutos. Se a equipa que se apresentar completa o quiser, o jogo pode continuar até ao fim em 4on5 depois de passar o tempo de espera.
9.4.3.  Quebras ou intervalos da partida
Se o jogo for interrompido, o resultado da partida é validado até esse ponto.
Se os admins decidirem continuar a partida, ela recomeçará seguindo o procedimento seguinte: O mp_startmoney será "2000" até ao final da parte. Não há lugar a ronda de pistola. A equipa que perdeu a última ronda disputada suicida-se usando o comando “kill” através da consola. Esta ronda não é contabilizada. O jogo prossegue na ronda seguinte. Se tiverem de ser disputados mapas posteriormente, o mp_startmoney voltará ao valor de defeito.
Naturalmente, apenas as partidas disputadas até ao fim serão contabilizadas. Esta regra pretende minorar os efeitos das interrupções de jogo que surgem sem intervenção voluntária de nenhuma das equipas. No caso da partida não poder ser retomada no próprio dia, o tempo de jogo restante poderá ser jogado á posteriori.
9.4.4.  Partidas entre membros da mesma equipa
Partidas entre membros da mesma equipa numa determinada ladder são ilegais.
Excepções:
Partidas geradas pelo auto-challenger são legais.
O mesmo acontece para partidas obrigatórias nas Amateur Séries.
Jogadores da mesma equipa são considerados jogadores que jogam regularmente juntos numa equipa (ladder ou partidas para campeonatos) ou jogadores que tenham recentemente jogado juntos.
9.4.5.  Cancelamento de partidas
Se uma equipa/jogador ganhar a maioria das rondas de um mapa (exemplo, 16 rondas completadas em MR 15), o jogo poderá acabar e o resultado terá de ser inserido (exemplo, 16-4).
Não há necessidade de se jogar todos as rondas.
9.5.  Media da partida
9.5.1.  Screenshots
São obrigatórios dois tipos de screenshots na media da partida:
Screenshots da tabela de pontuações
Estas screenshots devem ser tiradas no final de cada parte, de modo a se perceber o resultado da partida

Screenshots do ‘status’
Esta screenshot deve ser tirada depois de executar o comando “status” na console, para que fique registado as SteamIDs dos jogadores que participaram na partida em ambas as equipas. Screenshots tiradas com a ajuda de programas como o HLSW não são suficientes.
As screenshots do status devem ser tiradas em 3 alturas:
- no inicio da partida;
- caso haja alteração de servidor ou jogador;
- caso um jogador reentre no servidor de jogo.
Para tirar uma screenshot do “status” terá de utilizar o comando “status” na consola seguido de “snapshot”. É da responsabilidade de ambas as equipas tirar as devidas screenshots e fazer o envio das mesmas dentro de 24h após a partida.
9.5.2.  Demos
Os jogadores não são obrigados a gravar demos individuais, contudo será obrigatório a gravação do jogo por HLTV/SourceTV. O upload da demo para a página do jogo também é obrigatória e terá de ser efectuado por um dos membros da equipa detentora do servidor onde se realizou o jogo, e terá 72h para o fazer, comprimida em *.zip. Se não utilizar o Winzip para compressão de ficheiros, terá de se assegurar que escolhe “modo de compressão – normal”, senão irá receber uma mensagem como “Ficheiro corrompido” e o envio será abortado.

Se o envio não for cumprido, terá de apresentar protesto após 48 horas até 72 horas após final da partida, pois a equipa adversária irá ter um período de 24 horas para o envio das demos.

Se não conseguir realizar o envio das demos no período de 72 horas, terá como consequência a perda do jogo para a equipa detentora do servidor e encarregue do upload da demo.

No caso de suspeita de uso de cheats ou alguma irregularidade durante o jogo por parte da equipa contrária, deverá ser aberto um ticket de protesto referindo e descrevendo as situações anómalas verificadas no decorrer do jogo e indicar a tick da demo para facilitar o trabalho dos admins e para que a decisão seja célere.
9.6.  Acções Ilegais
9.6.1.  Morte intencional
A utilização intencional do comando “kill” na console para se matar a si próprio ou matar os membros da equipa intencionalmente são ilegais.
9.6.2.  Bugs Gerais
Antes da partida:
1. Antes do inicio da partida as equipas têm de verificar se o mapa está a ser corrido correctamente. Em caso de bugs (ex.: falta de caixas, etc.) o mapa deverá ser reiniciado novamente. A falta de verificação do mapa, dita que ambas as equipas aceitaram jogar o mapa conforme as condições em que se encontrava e a partir desse momento não poderão utilizar este pretexto como queixa.

Durante a partida:
1. Andar sobre paredes, telhados e ‘skywalking’ é ilegal.
2. Bomba silenciosa (plantar a bomba de maneira a que o seu som não possa ser ouvido) é ilegal.
3. Colocar a bomba em sítios que sejam impossíveis de efectuar o ‘defuse’ da mesma, é proibido. Em casos, que seja acessível através da utilização de ‘boost’ com um parceiro de equipa, é permitido.
4. Escalar com ajuda de parceiros é legar. No entanto, posições onde as texturas, paredes e telhados possam ser removidos com certos movimentos (ex.: o telhado superior em de_nuke, para mais detalhes verificar “5.6.1.3. Bugs específicos”.
5. ‘Flashbugs’ não podem ser utilizados. Se um jogador o utilizar intencionalmente e a equipa vencer a ronda, o jogador em questão será punido com 2 pontos de penalidade. Se a equipa perder a ronda, o jogador apenas é alertado. Se este incidente afectar o resultado final da partida, um administrador decidirá quantas rondas devem ser repetidas. Em adição a regra 2.2.4.1 refere que caso a equipa prejudicada seja a detentora do servidor, esta não pode apresentar queixa se ambas as equipas falharam na verificação da instalação do ‘drax’s anti flashbug map pack’.
6. Lançar granadas por baixo de paredes é ilegal, ao contrário de lançar por cima de paredes e telhados que é legal.
7. ‘map swimming’ ou ‘floating’ é ilegal.
8. ‘Pixelwalking’ é ilegal (andar ou ficar estático em sítios invisíveis)
9. ‘Bug Defuse’ é ilegal ( fazer defuse através de uma parede,objecto,etc... e sem ver a bomba. Fazer ’fake defuse’ utilizando também este bug é ilegal)

Em geral:
A utilização de bugs contra os princípios do jogo (spawn bugs, etc.) é ilegal.
9.7.  Penalidades
9.7.1.  Falta de media na partida
9.7.1.1.  Demos
Na falta de upload da demo de hltv ou demo individual nas 72h seguintes ao fim do jogo, conforme a situação, pode resultar na perda do jogo para a referida equipa.
9.7.1.2.  Aequitas
Se um jogador falhar o envio do ficheiro Aequitas nas 48horas depois da partida, perderá o jogo por default win. Se depois de passarem as 48horas o jogador fizer upload do aequitas e se ainda não tiver sido jogado o jogo seguinte apenas 2 pontos de penalidade ao jogador e 1 à equipa serão atribuídos.
9.7.1.3.  Screenshots
Screenshots da pontuação e status:
Se não estiverem o número certo de screenshots para provar o resultado da partida, esta poderá ser eliminado. Ambas as equipas receberão 1 ponto de penalidade. Em caso de envio das screenshots depois da penalização, a partida poderá ser recuperada e os pontos de penalidade removidos.
9.7.2.  Configurações
As configurações descritas em 9.3.5. “Configurações do cliente” são obrigatórias.
Partidas 1on1 serão apagadas caso um jogador use mais que uma configuração errada, um script ilegal que resulte numa vantagem injusta ou o uso de vários scripts ilegais.
Partidas de equipas serão apagadas, se mais que um jogador utilize configurações erradas ou scripts ilegais. A respectiva equipa receberá 2 pontos de penalidade.
9.7.2.1.  Valores na configuração
2 pontos de penalidade irão ser atribuídos por cada valor alterado, até ao máximo de 6. Nota: qualquer configuração errada do cliente irá resultar em pontos de penalidade, quer seja utilizada ou não.
9.7.2.2.  Scripts
A utilização de scripts ilegais irá resultar em 2, 4 ou 6 pontos de penalidade se esse script levar a uma vantagem na partida. Ao administrador cabe decidir a quantidade de pontos de penalidade a ser dados, dependendo do script.
9.7.2.3.  Alterar configurações do servidor
Alterar configurações do servidor relevantes durante um jogo resulta em 4 pontos de penalidade para a equipa. Em caso de dúvida, cabe ao administrador decidir se as configurações alteradas são ou não relevantes.
9.7.2.4.  Ficheiros Customizados
A utilização de ficheiros customizados de qualquer tipo é ilegal. A penalidade da equipa é de 2 pontos e do jogador 3 pontos. Quanto à partida, cabe ao administrador decidir se é validada ou apagada..
Models que originam a algumas pequenas mudanças nas balas e cor da bomba quando plantada, são também considerados ficheiros customizados.
9.7.3.  Cheating
O uso de qualquer tipo de batotas não será tolerado.
9.7.3.1.  Cheating
Cheats de primeira categoria são todos os tipos de multihacks, wallhacks, norecoil, aimbot e A3D 2.0. As equipas receberão 6 pontos de penalidade, e os jogadores que as usaram 12 pontos de penalidade, acrescido de expulsão da ESL durante 2 anos.
9.7.3.2.  Utilização de bugs
O uso intencional de bugs é ilegal e irá resultar na atribuição de duas rondas á equipa prejudicada e serão tiradas duas rondas á equipa que os usou, isto irá acontecer caso a ronda seja ganha pela equipa que utilizou o bug.
Se a ronda for perdida pela equipa que utilizou o bug, o jogador que o utilizou apenas recebe um aviso oficial.
9.7.3.3.  Morte intencional
A morte intencional do próprio ou de um membro da equipa é ilegal (ver regra 9.6.3. “Morte intencional”). Estas mortes são vistas como anti desportivismo e o jogador que as fizer receberá um aviso oficial.
9.7.4.1.  Criação de novas equipas
A criação de novas equipas de maneira a escapar aos pontos de penalidade ou de tirar qualquer tipo de vantagem é ilegal. Se necessário, os pontos de penalidades serão transferidos para a nova conta. Bloqueios devido ao excesso de pontos de penalidade serão mantidos. Em caso se reincidência, o administrador poderá aplicar medidas sancionatórias contra os jogadores e equipa.
9.8.  Anotações
Cabe ao administrador a sua própria interpretação das regras. O administrador pode também ter decisões que vão contra as regras impostas.
9.8.1.  Utilização de cheats noutras ligas
Os administradores de CS:S só receberão pedidos de suporte sobre utilizadores que utilizaram cheats noutras ligas ou campeonatos caso o utilizador mencionado seja apanhado com a ajuda de screenshots durante os jogos.
10.1.5.  Risultato
Concluso il match, ognuno dovrà inserire il risultato corretto (in caso di party, inserisce il risultato solo il leader del party), è obbligatorio inserire il risultato affinchè il match venga valutato. Se un giocatore inserisce un risultato non corretto, verrà penalizzato, è altrsì possibile reportare un player con comportamento scorretto e l'admin team deciderà se assegnare un ban temporaneo da versus.
10.1.6.  Game Account
IL GA è di fatto un'assicurazione sul con chi si sta giocando, E' dunque obblgatorio utilizzare in game lo stesso Game Account registrato sul profilo di ESL. Chi non lo avesse, non può partecipare ai match Versus. Il team avversario può far valere questa regola sino all'inizio del match.
Copyright
All content appearing in this document is the property of Turtle Entertainment GmbH or is being used with
the owner's permission. Unauthorized distribution, duplication, alteration or other use of the material
contained in this document, including without limitation any trademark image, drawing, text, likeness or
photograph, may constitute a violation of the laws of copyright and trademark and may be prosecuted under
criminal and/or civil law.
No part of the content of this document may be reproduced in any form or by any means or stored in a
database or retrieval system, except for personal use, without the written permissions of Turtle Entertainment
GmbH.
All content in this document is accurate to the best of our knowledge. Turtle Entertainment GmbH assumes
no liability for any error or omission. We reserve the right to change content and files on our website at any
time without prior notice or notification.